Conteúdo editorial apoiado por

Apoiada por acionistas de peso, Disney tende a ganhar disputa com investidor ativista

Trian Fund Management, de Nelson Peltz, entrou em disputa com a companhia por vagas no conselho

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — A Walt Disney e o atual CEO, Bob Iger, estão prestes a vencer uma disputa com a Trian Fund Management, de Nelson Peltz, em uma dispendiosa batalha por procuração que se arrasta há meses, de acordo com pessoas com conhecimento do assunto.

Com mais de 60% dos votos contados, o Vanguard Group está apoiando a lista de indicados ao conselho da Disney em uma aguardada reunião marcada para esta quarta-feira, de acordo com as pessoas que pediram para não serem identificadas por discutirem informações confidenciais.

A Vanguard é o maior investidor na Disney, com uma participação de cerca de 8,3%, mostram dados compilados pela Bloomberg. A BlackRock, com uma participação de 6,7% que a torna o segundo maior acionista da Disney, também apoia a proposta da empresa, disseram pessoas familiarizadas com seus planos. O apoio dos acionistas é um grande impulso para o conselho da Disney contornar o desafio imposto pela Trian em termos de liderança e estratégia.

Vanguard e BlackRock juntam-se aos investidores T. Rowe Price, Norges Bank Investment Management e ValueAct Capital Management no apoio à empresa. O maior grupo de investidores é formado por investidores de varejo que representam cerca de 30% da Disney. Os investidores de varejo tendem a ficar do lado da administração nesse tipo de dispusta.

Representantes da Trian, Vanguard e BlackRock não quiseram comentar. Um porta-voz da Disney não respondeu a um pedido de comentário.

A Trian quer que Peltz e Jay Rasulo, ex-chefe financeiro da Disney, sejam eleitos para o conselho com o objetivo de levar a cabo seus planos para melhorar o desempenho da gigante de mídia e entretenimento, cuja má gestão teria custado bilhões de dólares aos investidores nos últimos anos. Outro investidor ativista, a Blackwells Capital, também nomeou três diretores para o conselho da Disney.

Campanha


Disney e Trian fizeram campanha pública por apoio antes da reunião desta quarta-feira, com ambos os lados garantindo votos e apoios. A Disney gastou milhões de dólares em publicidade para angariar apoio para a sua posição.

Contando com uma variedade de grandes investidores, Disney e Iger também receberam apoio do CEO do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, do cineasta George Lucas e de Laurene Powell Jobs, viúva de Steve Jobs, da Apple, e grande acionista da Disney.

Enquanto isso, um grupo de atuais e ex-diretores de empresas como Mondelez International, Procter & Gamble e Janus Henderson assinaram, no mês passado ,uma carta em apoio a Peltz. O ativista também conquistou o apoio de um outro investidor da Disney, Neuberger Berman. Na quarta-feira, Elon Musk ampliou sua rivalidade com a Disney e Iger ao endossar Peltz e dizer que investiria na empresa se o ativista se juntasse ao seu conselho.

Empresas influentes de consultoria de acionistas ficaram divididas em suas recomendações aos acionistas. A Glass Lewis disse em março que os investidores da Disney deveriam apoiar a lista de indicados ao conselho apoiada pela empresa, enquanto o Institutional Shareholder Services recomendou que elegessem Peltz para o conselho.

A atual batalha travada pela Trian intensificou-se em outubro do ano passado, com o investidor ativista pressionando por assentos no conselho depois de aumentar a sua participação na Disney.

Peltz e Trian travaram uma campanha anterior para ganhar um assento no conselho da Disney. Mais tarde, o investidor veterano mudou de ideia e disse, em fevereiro de 2023, que estava abandonando a disputa, citando o corte de custos por parte de Iger.

IM Business

Newsletter

Quer ficar por dentro das principais notícias que movimentam o mundo dos negócios? Inscreva-se e receba os alertas do novo InfoMoney Business por e-mail.

Preencha o campo corretamente!
E-mail inválido!
Preencha o campo corretamente!
Preencha o campo corretamente!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.