Sem refresco para as commodities.

Os preços ao atacado caíram 2,7% nos doze meses encerrados em novembro na China. Essa deflação levo o mercado a acreditar que o banco central chinês poderá aumentar os estímulos para a economia. Em função disso as bolsas de Xangai e Hong Kong subiram. As commodities, no entanto, continuam a cair e continuam pressionando o Ibovespa. Nos EUA, pelos mesmo motivos que no Brasil, as bolsas caem pelo segundo dia.
Blog por Pedro Paulo Silveira  

Na ressaca do pregão de ontem, as bolsas chinesas subiram 2,9% em Xangai e 0,16% em Hong Kong. A queda de 2,7% dos preços ao produtor em novembro, com relação a novembro de 2013, fez aumentar a crença do mercado de que o banco central chinês irá fazer algum pacote de estímulos. Os preços ao consumidor também estão em desaceleração, com alta de 1,4% em doze meses. A Europa também se recupera, com altas modestas, mas a Grécia continua ensejando muitas dúvidas, com seu processo eleitoral potencializando mudanças na política econômica que resultou dos acordos com a Troika (FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu).

No Brasil, o processo de derretimento das ações da Petrobrás e Vale do Rio Doce continua. Os preços do petróleo (Brent) e minério de ferro continuam caindo e isso continua a pressionar as cotações das ações. O petróleo voltou a cair depois que a OPEP anunciou sua previsão de consumo para o ano que vem. A organização cortou sua projeção de consumo em 300 mil barris/dia, de um total de 28,9 milhões de barris/dia. E esse total já está abaixo do atual em 1,15 milhões de barris/dia. Veja o gráfico dos preços do petróleo Brent:

 

Na esteira de ontem, as ações das companhias petrolíferas americanas estão caindo e levando consigo o mercado como um todo. A Exxon Mobil cai 1,69% e a Chevron 2,09%, ambas componentes do índice Dow Jones, das trinta ações mais negociadas na NYSE. Com um calendário econômico vazio, o mercado americano ficará à mercê dessa tendência de queda do setor de matérias primas.

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil do blogueiro

Economista pela FEA-USP, CNPI, atua no mercado financeiro desde 1983 e hoje exerce funções de análise econômica e de valores mobiliários. pepa2906@gmail.com