Os erros mais comuns do trader iniciante

Conheça alguns dos erros mais comuns de quem está começando a fazer os primeiros trades.
Blog por Caio Sasaki  

O nosso mercado vem mergulhando cada vez mais fundo numa crise (ainda sem data para acabar), e o volume de negociações é um indicador claro disso. Boa parte dos traders e outros profissionais de mercado com quem tenho conversado não reclamam das cotações, mas sim da liquidez. Ultimamente não têm sido raros os dias em que a bolsa negocia em torno de R$5 bilhões (às vezes menos!). Contudo, me surpreende positivamente o número crescente de interessados em ingressar neste mundo que é o mercado de capitais. Muitos acompanham meus posts aqui ou me encontram através das comunidades e mecanismos de busca – o que aumentou mais ainda meu contato com traders dos mais diversos níveis, especialmente os iniciantes.

Este contato com quem está começando no mercado é ótimo porque me possibilita enxergar dificuldades que hoje me parecem triviais, mas já me fizeram perder horas (para não dizer dias) tentando entender como superar aquilo. Por isso, passarei a me dedicar um pouco mais a este público (sem deixar de lado os “calejados” por este mercado, é claro!). E sempre que me sobrar um tempo, abordarei um dos muitos tópicos voltados ao público “cru” que anotei no meu bloco de notas. Quer saber os erros mais comuns do trader iniciante?

A lista é grande, mas para começar citarei apenas 5 que irei abordar nos próximos posts: 1. operar o máximo da alavancagem; 2. enfrentar o mercado; 3. tentar recuperar uma sequência de perdas numa tacada só; 4. não estopar; e 5. fazer preço médio para consertar uma operação com prejuízo.

Não creio que haja uma ordem de importância nesta lista, e muitos tópicos ficaram de fora (como eu disse, a lista é grande!), mas aos poucos a gente vai abordando todos os pontos. E aos meus amigos traders que já percorreram esta estrada, toda sugestão é bem vinda!

 

Nos vemos no próximo post!

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil do blogueiro

É trader, formado em Física pela USP e chegou a fazer mais de 300 operações por dia na Nasdaq e na Bolsa de Nova York. Foi estrategista em instituições como Citibank, Interfloat e XP Investimentos e hoje dedica parte de seu tempo para formar traders independentes. contato@sasakitraders.com.br