Trade na prática

Como um trader concretiza na prática os conceitos abordados na teoria?
Blog por Caio Sasaki  

Tenho diversos passatempos e um deles é cozinhar. Mas não importa a simplicidade do prato – toda vez que eu vou fazer algo novo, que nunca preparei, eu tenho dúvidas de como fazer. Em algum momento no meio do processo eu sempre me pergunto “e agora?”, independentemente de ter assistido um vídeo e ainda ter a receita em mãos. Por isso reconheço a importância da prática para o desenvolvimento de qualquer habilidade. E se a prática puder ser supervisionada, melhor ainda!

Durante todos estes anos, orientando investidores, sempre carreguei um desafio: como ensinar investimento na prática? O passo a passo deste processo eu sempre soube, mas vale lembrar que eu aprendi num ambiente muito específico e propício que era uma “escola de traders” no mercado norte americano, e cujo modelo ainda não existia no Brasil. Mas aos poucos estas escolas estão ganhando força por aqui e hoje tenho alunos que vivem desta atividade graças a estes ambientes. Este nicho evoluiu a tal ponto que hoje é possível fazer um curso completo em que são abordadas: 1. múltiplas técnicas (como Tape Reading, Análise Técnica, e Setups & Backtests); 2. Uma parte prática com traders que vivem disso e; 3. operações no mercado real através da estrutura da própria empresa. Foi este o cenário que encontrei há 10 anos atrás, quando comecei a mergulhar de cabeça neste mercado, mas o mais fantástico disso tudo é que estas condições finalmente estão chegando no Brasil!

Este é um modelo consolidado para desenvolvimento de traders, e é amplamente aplicado na América do Norte, Europa e Ásia, e muitas vezes movimenta mais dinheiro que grandes bancos de investimento. Contudo, é muito importante ressaltar que tudo isto não torna a atividade mais fácil e ainda é preciso muito empenho, tempo e paciência para se tornar um TNT (Trader Nível Três, como comentei no artigo anterior). Por isso assino em baixo da declaração de um dos maiores traders de todos os tempos: “O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é para os aventureiros que desejam enriquecer rápido. Estes irão todos morrer pobres” (Jesse Livermore).

Vamos enriquecer esta discussão! Deixe seu comentário abaixo!

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil do blogueiro

É trader, formado em Física pela USP e chegou a fazer mais de 300 operações por dia na Nasdaq e na Bolsa de Nova York. Foi estrategista em instituições como Citibank, Interfloat e XP Investimentos e hoje dedica parte de seu tempo para formar traders independentes. contato@sasakitraders.com.br