O mercado muda

Não importa o quão longa será a sua sequancia de acertos, pois uma coisa é certa: ela não durará para sempre!
Blog por Caio Sasaki  

Uma das características mais fascinantes do mercado é que seu comportamento é absolutamente imprevisível e o que funciona hoje pode não funcionar amanhã. Aliás, arrisco dizer que pode não voltar funcionar nunca mais (embora as teorias que tratem sobre ciclos afirmem o contrário). E isto me faz lembrar o porque deixei de operar day trade no mercado norte-americano.

Já contei em artigos anteriores que comecei minha carreira numa mesa proprietária, operando papéis da NASDAQ, depois NYSE, mas não lembro de ter mencionado por que deixei de atuar nestes mercados tão fantásticos. A resposta é simples. A tática que eu usava para tomar decisões (tape reading) deixou de funcionar da forma como eu vinha aplicando. Isto aconteceu porque o mercado mudou e na época eu não soube como mudar junto dele. E se você já tem algum tempo de mercado – nem precisa ser muito – certamente já passou pela experiência de ter uma tática aparentemente imbatível, mas por um período breve. Neste caso a pergunta que não cala é “quando mudar de técnica?”

Posso dizer que um plano de trade bem construído lida com isto perfeitamente, e este é um ponto que eu não tinha tão bem desenvolvido naquela época. Além disso, eu poderia ter me aprofundado mais nas minhas técnicas de tape reading e ido além (seria assunto para mais uns 3 artigos, mas este vídeo explica bem o tema). De qualquer forma, não me queixo, pois minhas escolhas me conduziram a uma jornada fantástica, inclusive me levando a uma melhor compreensão do tape reading no mercado brasileiro.

Sempre comento a diferença do tape reading entre mercado a vista e futuro e este é um ótimo tema para ser tratado no próximo artigo... bom, nos vemos em alguns (poucos) dias!

Grande abraço e bons trades!

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil do blogueiro

É trader, formado em Física pela USP e chegou a fazer mais de 300 operações por dia na Nasdaq e na Bolsa de Nova York. Foi estrategista em instituições como Citibank, Interfloat e XP Investimentos e hoje dedica parte de seu tempo para formar traders independentes. contato@sasakitraders.com.br