O que separa um trader de seus objetivos?

Por que algumas pessoas dão certo e outras não? Porque, por mais que a maioria se esforce, apenas um pequeno número obtém o tão desejado sucesso?
Blog por Caio Sasaki  

Você já deve ter ouvido falar que “sucesso é uma consequência previsível”. E quem compreende este conceito sabe muito bem que o talento de pessoas como Bill Gates, Steve Jobs, The Beatles ou mesmo a habilidade matemática dos orientais não é fruto de um dom divino, mas sim de orientação, planejamento e prática. E porque seria diferente com o trajeto de um investidor?

O assunto não é novidade e tenho certeza que já o abordei aqui há algum tempo atrás, mas julgo plenamente válido voltar ao tema, pois este contexto me faz lembrar de um dos mais bem sucedidos cases da história sobre formação de traders, envolvendo pessoas absolutamente leigas no assunto.  A façanha aconteceu na década de 80 em Chicago, quando Richard Dennis, um experiente e milionário trader de mercadorias e futuros, decidiu provar que qualquer pessoa pode se tornar um bom trader. Após 5 anos, quando o projeto foi encerrado, seus discípulos (denominados Turtles) haviam acumulado um lucro de $175 milhões e a metodologia completa foi publicada em livros, tidos como referência até os dias de hoje.

Sua metodologia envolvia uma base teórica, mas o diferencial estava numa imersão prática respeitando a premissa cognitiva de que o aprendizado é composto por 30% de teoria e 70% de prática. Anos mais tarde, sem ter conhecimento deste fato, fui treinado e formado trader num conjunto de práticas muito semelhantes às práticas dos Turtle Traders numa das maiores (se não a maior!) escolas de traders de todos os tempos. Mas esta história fica para uma próxima vez...

No mais, se você é tão fascinado quanto eu por este tipo de assunto, está mais do que convidado a participar de mais um Trader Webinar, gratuito, às 18hs no Portal do Trader. Inscreva-se!

Nos vemos logo mais!

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil do blogueiro

É trader, formado em Física pela USP e chegou a fazer mais de 300 operações por dia na Nasdaq e na Bolsa de Nova York. Foi estrategista em instituições como Citibank, Interfloat e XP Investimentos e hoje dedica parte de seu tempo para formar traders independentes. contato@sasakitraders.com.br