Um passo de cada vez

Hoje em dia existe muito material informativo e educacional sobre o mercado (sobre tudo, na verdade). Mas o excesso de informação pode confundir o investidor em vez de ajudá-lo, por isso a orientação por parte de especialistas nunca foi tão importante como neste momento!
Blog por Caio Sasaki  

Sei que ando sumido, mas é por uma boa causa, pois estou cada vez mais envolvido com algo que sempre gostei: lecionar e ajudar outras pessoas. E não é uma questão de altruísmo, simplesmente, até porque um dos principais beneficiados com esta atitude sou eu mesmo. Isto me ajuda  a pensar e repensar como encaro a minha própria atividade e como posso aprender o ponto de vista de outros profissionais do meu setor. Para mim é muito claro que, apesar de toda ansiedade, natural do ser humano, o investidor deve dar um passo de cada vez se realmente almeja alcançar resultados expressivos. Minha história como educador financeiro é um exemplo disto.

Há mais de 5 anos atrás, quando passei a integrar a equipe de análise da Interfloat Corretora, um dos meus papéis era ajudar a estruturar um curso para formar traders e compor a equipe de professores. Na época foquei nas técnicas empregadas no processo de análise e tomada de decisão, mas não tardou para perceber que apenas esta componente não é suficiente para fazer um trader vencedor. Qualquer técnica, sozinha, é absolutamente inútil sem uma gestão de risco adequada e mesmo com esta componente muito bem estabelecida ainda existe um consenso entre traders sobre a importância das condições psicológicas do indivíduo. Há alguns li um livro sobre trading, antigo, de 1931, e já naquela época o aspecto emocional era considerado um dos principais pilares de um trader vencedor. Por isso decidi estudar um pouco mais sobre este tópico, procurei consultorias, coachings e livros sobre comportamento.

Aos poucos comecei a lapidar minha própria visão sobre o processo de formação de traders e hoje está claro para mim que se trata de algo em constante evolução, moldado num processo cíclico e inserido num planejamento, composto de metodologias diversas e metas. No fim das contas, tudo é questão de cumprir e superar etapas e na maioria das vezes não há muitas maneiras de inverter a ordem das coisas. Ainda falando dos aspectos psicológicos do trader, que de fato é algo de extrema importância, dificilmente esta componente terá relevância para quem está iniciando ou para quem ainda não operou o suficiente para trocar os pés pelas mãos – a ponto de perder algumas noites de sono. Neste caso, para quem ainda está nos primeiros passos, o dilema está em o que operar, por quanto tempo manter a posição (minutos ou semanas?), e principalmente como analisar e tomar decisões de forma eficiente. Nesta fase pouco importa os aspectos psicológicos, até mesmo porque a sua real importância ainda não é de fato percebida.

Aqui vale fazer um paralelo com a ciência. Algumas décadas antes de ser desenvolvida toda a tecnologia nuclear o fenômeno já havia sido notado, porém tão pouco compreendido que foi ignorado por seus observadores. Com base nisto, vale redirecionar para uma definição elaborada por pedagogos e psicólogos de que, a grosso modo,  a maioria das pessoas só tem condições de compreender algo quando está preparada para isto e o excesso de informação pode ser tão improdutivo quanto a falta dela.

Por isto, se você está começando a esboçar as primeiras operações, não tenha pressa, dê um passo de cada vez. E se você ainda não se identifica com problemas que possam afetar o seu emocional, infelizmente esta hora vai chegar. Até lá, tudo o que você ler a respeito deve soar coerente, porém vago, mas saiba que esta sensação é natural. Sua paciência neste mundo será, literalmente, cada vez mais valiosa do que você imagina!

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil do blogueiro

É trader, formado em Física pela USP e chegou a fazer mais de 300 operações por dia na Nasdaq e na Bolsa de Nova York. Foi estrategista em instituições como Citibank, Interfloat e XP Investimentos e hoje dedica parte de seu tempo para formar traders independentes. contato@sasakitraders.com.br