Atualidades do mundo trader

O que rola de novidade em estratégia entre os especuladores profissionais?
Blog por Caio Sasaki  

Os primeiros registros de especulação datam de muitos séculos. Alguns episódios são bem conhecidos por muitos investidores, como a bolha das tulipas e as especulações do mercado japonês de arroz, ocorrido muito antes de Wall Street se consagrar como referência em negociações financeiras. Desde então muita coisa aconteceu: algumas técnicas de estratégia se consagraram, outras morreram, crises pipocaram em diversos pontos do mundo, milhares de companhias surgiram ao passo que outras quebraram, e a tecnologia possibilitou maior dinâmica nos negócios. Só para citar uma, das muitas mudanças, físicos, que já dedicaram suas habilidades no desenvolvimento de tecnologia nuclear e espacial, hoje são amplamente empregados em escritórios de Wall Street para desenvolver estratégias e controlar risco.

A velocidade de propagação da informação muda a dinâmica de negócios a todo tempo, e isto possibilitou que uma parcela da população, ainda assim ínfima, pudesse conhecer o fantástico mundo da bolsa de valores de perto. No Brasil estas porteiras já abriram há cerca de uma década, mas o trader ainda segue carente de informações, principalmente aquelas que apontam para estratégias bem sucedidas. E neste contexto uma coisa é certa! Tem gente tirando dinheiro deste mercado com as mais variadas técnicas existentes, que vão da extrema subjetividade a métodos estatísticos e computadorizados.

Infelizmente não é todo especulador bem sucedido que se sente confortável para falar de sua rotina, mas algumas empresas e instituições já executam eventos voltados para traders. É caso da Bloomberg, um dos mais famosos veículos de informação do mercado financeiro no mundo, que já organizou alguns eventos no Brasil, em que apresentou novidades em termos de estratégias. Além disso, neste exato momento em que finalizo este artigo, analistas em diversas corretoras e alguns poucos traders comentam seus pontos de vista e estratégias.

A informação ainda é escassa, mas aos poucos, timidamente, ela começa a ser disponibilizada no mercado. Basta garimpar um pouco!

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil do blogueiro

É trader, formado em Física pela USP e chegou a fazer mais de 300 operações por dia na Nasdaq e na Bolsa de Nova York. Foi estrategista em instituições como Citibank, Interfloat e XP Investimentos e hoje dedica parte de seu tempo para formar traders independentes. contato@sasakitraders.com.br