Fechar Ads

A previdência não vai quebrar (porque já quebrou)

Perguntar quando a previdência vai quebrar esconde um problema grave: o que falta para todos reconhecermos que a previdência já quebrou?
Por  Pedro Menezes
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Quando é que essa Previdência daí vai quebrar? Os especialistas há anos preveem que não dá pra continuar como está. Isto torna a pergunta natural: quando é que vem a tal quebra que tantos dizem inevitável? É extremamente comum. Escutei essa pergunta no início da semana, em entrevista a Heródoto Barbeiro no Jornal da Record News.

Apesar de entendê-la, e não menosprezar os interessados na resposta, acho que o tempo verbal utilizado na pergunta não faz sentido.

A conversa fica muito mais interessante se, ao invés de começarmos a resposta com números, abrirmos o raciocínio com uma pergunta sobre a pergunta. Qual o critério para definir se a Previdência está quebrada? O absurdo, creio.

Como não há um significado para o ato que “quebrar”, me parece razoável supor que cada um o define a partir de um critério diferente para o absurdo – o “insensato, contrário ou repugnante à razão”, conforme o Dicionário Aurélio. Quebrar seria deixar um desequilíbrio financeiro chegar a um estágio absurdo.

Acredito que a maioria das pessoas adota o que permito chamar aqui de critério Márcio Braga. Imaginam que a Previdência estará quebrada quando o Ministério da Economia (ou já será Fazenda de novo, até lá?) convocar uma coletiva semelhante à do homônimo ex-presidente do Flamengo, declarando aos jornalistas: “Acabou o dinheiro!”, diria o ministro com dramaticidade digna da Argentina de 2001 ou da Grécia de 2010.

Com relação especificamente à Previdência, um marco do absurdo frequentemente citado é a revisão de direitos adquiridos. Os governos Dilma, Temer e Bolsonaro alertaram para a possibilidade de cortes futuros no benefício de quem já se aposentou, caso a reforma não seja aprovada. Aconteceu em países europeus na última virada de décadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como o dia do calote ainda não chegou, as pessoas se perguntam: quando é que a Previdência vai quebrar?

O problema que vejo no critério Márcio Braga, com seus tons gregos, é a leniência. Achar que a previdência precisa ser judicializada e dar calote para quebrar exige uma expectativa muito baixa para o Brasil.

A revisão de direitos adquiridos seria uma declaração de falência da democracia brasileira, não só da economia. O Judiciário precisaria ditar, porque o Executivo não conseguiu governar e o Legislativo foi incapaz de legislar.

Políticos são eleitos para resolver problemas coletivos. Quando incapazes até de formular um orçamento sustentável, não entregam o mínimo do que a sociedade espera.

Eu espero, do Brasil, mais do que uma democracia falida. Acho que o critério para o absurdo, para falarmos em “quebra”, não pode ser tão baixo. Voltando à pergunta de Heródoto – e tantos outros – sobre quando a Previdência brasileira vai quebrar: já quebrou.

Meu critério para o absurdo é diferente. Espero convencer o leitor de que também é melhor. Nesta seara, faço duas exigências para um estado de coisas absurdos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira, mais básica, é a insustentabilidade financeira. Um descompasso persistente e crescente entre receitas e despesas. É uma condição necessária, mas não suficiente. Fosse este o caso, a maioria dos sistemas de Previdência do mundo estaria quebrado – cá entre nós, isso é mais ou menos verdade; só que, se todos estão quebrados, ninguém está quebrado.

A segunda condição seria um alto custo de curto prazo decorrente da insustentabilidade financeira. Isto é, o presente do país precisa ser fortemente prejudicado pelo desequilíbrio previdenciário.

Juntas, estas são as duas condições informais que já usamos para falar de empresas, famílias e governos quebrados. Deixar de honrar pagamentos não é necessário para quebrar, até porque o governo sempre pode fugir de calotes emitindo moeda.

Nesse caso, me parece muito claro que a Previdência brasileira já quebrou. E quebrou muito.

Os prejuízos de curto prazo causados pela insustentabilidade financeiras são inúmeros. Apenas entre os prejuízos diretos, estão:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre outras consequências que o leitor vê diariamente pelas ruas. E não tem cara de Previdência quebrada? O que é necessário, além disso?

Parlamentares e cidadãos precisam entender que parte fundamental do problema da Previdência é explicada pelo nosso atraso em encontrar uma solução política. Ainda nos anos 80 e 90, economistas como Francisco de Oliveira apontavam que o desequilíbrio era inevitável. O problema é que empurramos o problema com a barriga até hoje, deixando chegar na situação atual. O atraso da reforma é essencial para entender sua importância.

Caso alguém queira fazer uma pergunta no mesmo sentido, acho que há uma alternativa melhor. Ao invés de perguntar quando a Previdência vai quebrar, seria mais correto buscar previsões para a quebra da democracia, por causa da Previdência.

Afinal, quanto tempo a gente ainda aguenta até que se torne inviável uma reforma por via legislativa, cumprindo a proteção constitucional a quem já está aposentado?

Garanta uma aposentadoria confortável investindo. Abra uma conta gratuita na XP

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pedro Menezes Pedro Menezes é fundador e editor do Instituto Mercado Popular, um grupo de pesquisadores focado em políticas públicas e desigualdade social.

Compartilhe

Mais de Pedro Menezes

Pedro Menezes

Guedes ataca a IFI. O Senado aceitará calado?

Paulo Guedes inventa erros que a Instituição Fiscal Independente não cometeu e pede intervenção numa instituição de controle subordinada ao Senado. A IFI tem como missão produzir informações que podem o contrariar o governo. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ouviu calado
Real, Brazilian Currency - BRL. Dinheiro, Brasil, Currency, Reais, Money, Brazil. Real coin on a pile of money bills.
Pedro Menezes

A volatilidade do real revela uma economia dominada pela incerteza

Além de ter se desvalorizado ao longo do ano, o Real é uma das moedas mais voláteis entre economias emergentes. O ambiente interno é fonte de diversas incertezas, que colaboram para a volatilidade da moeda brasileira. Portanto, uma dúvida se impõe: a política brasileira vai contribuir para diminuir as incertezas que agitaram o mercado de câmbio em 2020?
Pedro Menezes

Relator do PL 2630 tentou censura generalizada, mas falhou

Substitutivo elaborado pelo senador Angelo Coronel tentou exigir comprovante de residência para cadastro em rede sociais, exclusão de conteúdo após a mera abertura de processo judicial, dentre outros absurdos. A confusão envolvendo o relatório acabou adiando a votação do PL, que era prevista para hoje