Fechar Ads

A oportunidade de ouro que Bolsonaro perdeu em Davos

O discurso em Davos não seria suficiente para atrair bilhões ao Brasil. Mas era o momento ideal para dialogar com parte do público estrangeiro, escolarizado e nada comunista, que vê em Bolsonaro um exemplo de político autoritário da extrema-direita. Se Bolsonaro não está confortável com essa imagem, ele perdeu uma oportunidade de ouro.
Por  Pedro Menezes
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Há poucos dias, um amigo começou um curso de pós-graduação numa excelente universidade americana. Seus colegas, como o leitor deve imaginar, são pessoas muito bem informadas e escolarizadas. E mais: dado o tema do curso, a maioria dificilmente pode ser encaixada à esquerda do espectro político.

Numa das primeiras aulas, uma atividade de integração exigia que os alunos de cada nacionalidade contassem um pouco sobre o próprio país. “Todos me perguntaram a mesma coisa: eles acham que o Brasil está numa ditadura”, contou meu amigo em tom assustado. E seguiu com o alerta “você não imagina a imagem que o Brasil passa por aqui”.

Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, Bolsonaro discursava durante seis minutos no Fórum Econômico Mundial. Em Davos, o presidente falou superficialmente sobre corrupção, meio ambiente, turismo e economia.

Bolsonaro não errou, como bem lembram seus apoiadores. Se a oposição previa uma piada internacional, o presidente não deu espaços para isso.

A crítica mais justa que se pode fazer ao discurso está no tom pouco inspirador. Bolsonaro posou ao lado de um livro de Churchill após vencer a eleição, mas falou em Davos com uma tática digna de Celso Roth, com três zagueiros e três cabeças de área. Preferiu evitar a vergonha e, por isso, perdeu uma oportunidade de ouro.

É aí que lembro do meu amigo e dos seus colegas. Um discurso em Davos não é suficiente para atrair investimentos ao Brasil. Ninguém gasta bilhões de dólares apenas observando palavras. A abertura do Fórum Econômico Mundial, palco inédito para um presidente brasileiro, era principalmente uma oportunidade de ganhar manchetes e dialogar com o mesmo público que perguntou ao meu amigo se o Brasil está entrando numa ditadura. Investimentos dependerão das decisões de Paulo Guedes e do Congresso. A fala em Davos era uma oportunidade para dialogar com o público consumidor de notícias do tipo: estrangeiros altamente escolarizados e informados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu e você, leitor, sabemos que o Brasil tem uma democracia imperfeita, repleta de corrupção, ineficiência e até de violações aos direitos humanos, o que é bem diferente de uma ditadura.

Invista na Bolsa com a melhor assessoria do pais: abra uma conta de investimentos na XP – é de graça! 

Se há uma falsa imagem sobre nosso país entre estrangeiros que estudam nas melhores universidades americanas, e Bolsonaro teve uma oportunidade única de se comunicar com esse público, cabe lamentar o estilo cauteloso do presidente.

Havia muito a ser dito: a imprensa brasileira pode escrever o que quiser, sem medo de polícias secretas ligadas ao governo; a oposição pode disputar eleições livremente e só não tem mais cadeiras no Congresso por falta de votos; Judiciário e Legislativo podem contrariar o Executivo sem medo. Em suma, há democracia no brasil. O fascismo, ao menos até o presente momento, reside apenas nos discursos da oposição.

Alguém poderia argumentar que trazer atenção ao assunto poderia prejudicar o presidente. Mas já há muita atenção voltada à saúde da democracia brasileira. O papel de um bom escritor de discursos está justamente nesse tipo de cuidado. Sabendo que participaria de Davos há meses, Bolsonaro tinha a obrigação de se preparar melhor.

Poucas horas depois do discurso, um artigo de Martin Wolf no Financial Times ilustra a ascensão de populistas autoritários pelo mundo com uma foto de Jair Bolsonaro e Ernesto Araújo. Foi publicado no nada comunista Financial Times e assinado por um dos formadores de opinião mais respeitados do mundo. Ou Bolsonaro está confortável com essa imagem, ou ele perdeu uma oportunidade de ouro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pedro Menezes Pedro Menezes é fundador e editor do Instituto Mercado Popular, um grupo de pesquisadores focado em políticas públicas e desigualdade social.

Compartilhe

Mais de Pedro Menezes

Pedro Menezes

Guedes ataca a IFI. O Senado aceitará calado?

Paulo Guedes inventa erros que a Instituição Fiscal Independente não cometeu e pede intervenção numa instituição de controle subordinada ao Senado. A IFI tem como missão produzir informações que podem o contrariar o governo. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ouviu calado
Real, Brazilian Currency - BRL. Dinheiro, Brasil, Currency, Reais, Money, Brazil. Real coin on a pile of money bills.
Pedro Menezes

A volatilidade do real revela uma economia dominada pela incerteza

Além de ter se desvalorizado ao longo do ano, o Real é uma das moedas mais voláteis entre economias emergentes. O ambiente interno é fonte de diversas incertezas, que colaboram para a volatilidade da moeda brasileira. Portanto, uma dúvida se impõe: a política brasileira vai contribuir para diminuir as incertezas que agitaram o mercado de câmbio em 2020?
Pedro Menezes

Relator do PL 2630 tentou censura generalizada, mas falhou

Substitutivo elaborado pelo senador Angelo Coronel tentou exigir comprovante de residência para cadastro em rede sociais, exclusão de conteúdo após a mera abertura de processo judicial, dentre outros absurdos. A confusão envolvendo o relatório acabou adiando a votação do PL, que era prevista para hoje