As 12 ações recomendadas pela InfoMoney para outubro; carteira já rende 40,8% em 2016

Portfólio da InfoMoney bateu o Ibovespa mais uma vez e já acumula ganhos de 40,76% no ano - contra +33,97% do índice; confira as novidades da carteira
Blog por Thiago Salomão  

SÃO PAULO - A Carteira InfoMoney Ações voltou a bater o Ibovespa e em setembro, apresentando rentabilidade de 2,00% entre os dias 2 e 30 do mês - no mesmo período, o Ibovespa subiu 0,22%. Com isso, o portfólio soma ganhos de 40,76% em 2016, superando em 6,79 pontos percentuais a alta do no ano benchmark (+33,97%).

Para outubro, três mudanças foram realizadas: saíram as ações de São Martinho (SMTO3), Gerdau (GGBR4) e Smiles (SMLE3) para a entrada de Cosan (CSAN3) e Sabesp (SBSP3). Vale mencionar que aumentamos a exposição em Ultrapar (UGPA3) e diminuímos levemente a fatia de Banco do Brasil (BBAS3). Para baixar a nova Carteira InfoMoney, clique aqui.

A troca "São Martinho-Cosan" deve-se ao fato da primeira ter subido quase 16% em setembro enquanto a segunda pouco oscilou. Já Gerdau e Smiles deixaram o portfólio por realização de lucros, já que elas deram lucro líquido (após IR e corretagem) de R$ 1.990 e R$ 1.495 na carteira InfoMoney, respectivamente. GGBR4 subiu 50,42% desde que entrou no portfólio, enquanto SMLE3 avançou 12,46%.

A entrada de Ultrapar e Sabesp foi para diminuir o "beta" da carteira, deixando-a menos volátil por conta dos importantes eventos que teremos em outubro - entre eles as eleições nos EUA e o risco de contágio do Deutsche Bank - e também pelos altos níveis de preço das ações em relação ao começo do ano, o que pode colaborar para um movimento de correção mais forte caso outubro traga más notícias aos investidores.

Confira a Carteira InfoMoney Ações para outubro

Carteira InfoMoney Outubro

Confira a gravação do programa com os comentários sobre a atualização da carteira:

Deixe seu comentário

Perfil do autor

É editor de Mercados do InfoMoney e analista CNPI-P (analista técnico e fundamentalista, certificado pela Apimec). Trabalha há 6 anos no InfoMoney. Graduou-se em Administração de Empresas pelo Mackenzie, já acompanhou mais de 200 horas de cursos sobre mercados de ações. Possui MBA em Mercado de Capitais pela Fipecafi e MBA de Mercados Financeiros para Jornalistas pela UBS/BM&FBovespa. thiago.salomao@infomoney.com.br