Fechar Ads

Tive uma Grande Ideia – O que eu Faço Agora?

A inspiração deste artigo vem de muitos contatos que recebo de aspirantes a empreendedores, assim, compilei abaixo as principais dicas para quem quer se tornar um empreendedor, mas ainda não sabe por onde começar:
Por  Cassio Spina
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Tive uma Grande Ideia – O que eu Faço Agora?

 

A inspiração deste artigo vem de muitos contatos que recebo de aspirantes a empreendedores, assim, compilei abaixo as principais dicas para quem quer se tornar um empreendedor, mas ainda não sabe por onde começar:

 

1 – Onde encontro um investidor? Não procure um investidor ainda – lembre-se que investidores procuram empreendedores que já tenham demonstrado minimamente sua capacidade de execução, pois isto é mais importante que a ideia em si. Assim, primeiro você deve começar a transformar sua ideia em algo concreto, para que então possa chamar a atenção de investidores.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2 – Mas se eu não tenho recursos financeiros como faço? Bom, você deve demonstrar que mesmo não tendo muitos recursos, consegue realizar algo. Lembre-se que o valor do seu negócio estará na sua execução e não na ideia. Existem milhões de boas ideias e muitas repetidas; não se iluda em achar que só você teve esta ideia genial.

 

3 – Como faço então?  Você deve tentar fazer uma poupança com seu trabalho para juntar recursos mínimos para investir na ideia, mesmo que isto signifique abrir mão de outras coisas que gostaria de ter neste momento. Você deve ser o primeiro investidor na sua ideia, pois os investidores querem ter sócios e não “empregados”. Além disto, deve procurar alguém para ser seu sócio empreendedor, que complemente suas competências e conhecimentos, pois se demonstrar que conquistou alguém para trabalhar junto com você, mesmo que ele/ela não ganhe nada no começo além de participação societária, é uma demonstração importante de que seu negócio é atrativo.

 

4 – Ah, mas tudo isto é muito difícil, juntar dinheiro, arranjar um sócio que trabalhe comigo sem ganhar; o investidor não pode fazer isto por mim? Bom, se o investidor for fazer o seu trabalho, ele não precisaria de você; novamente lembre-se que apenas ter uma boa ideia não significa muita coisa (sei que você pode pensar diferente, mas não se esqueça que milhões de outras pessoas também tem boas ideias). Lembre-se também que empreender não é fácil, pelo contrário, é muito difícil e este será o seu primeiro teste de muitos. Assim, se está com dúvidas se deve ou não empreender, este é o momento certo para pensar bem, pois não poderá ter qualquer receio, uma vez que enfrentará várias outras dificuldades.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5 – Ok, e depois que consegui juntar algum dinheiro e arranjar um sócio? Bom, ainda não é o momento de buscar um investidor, antes, você deve executar alguns passos importantes, como: 

    1. Conhecer bem o mercado que irá atuar, incluindo seus concorrentes diretos e indiretos.
    2. Elaborar um protótipo (para produtos) ou prova de conceito (para serviços).
    3. Apresentar este protótipo/prova de conceito para potenciais clientes e tentar captar intenção de contratar os mesmos ou se possível até já fazer vendas iniciais.
    4. Fazer um planejamento das ações que executará, os resultados (qualitativos e quantitativos) que espera obter e os recursos (humanos e financeiros) que precisará.

Se tiver alguma dúvida sobre este post, deixe um comentário que responderei o mais breve.

Compartilhe

Mais de Investimento anjo

Investimento anjo

Tipos de investimentos mais indicados para cada startup

Em primeiro lugar, você precisa entender quais são os investimentos possíveis para startups e como eles funcionam. Conhecer essa dinâmica ajudará tanto na hora de escolher o melhor investimento para o seu negócio, quanto no processo de construção da empresa, além de ser um facilitador e diferencial para a sua relação com o investidor.O investimento […]
Investimento anjo

Como elaborar um Pitch para Investidores

O Pitch é uma ferramenta utilizada pelos empreendedores para "vender" o projeto da sua empresa para potenciais investidores. Normalmente o tempo de apresentação é curto, e nele devem conter informações que sejam capazes de captar o interesse dos investidores, para uma apresentação mais detalhada e quem sabe um possível investimento.
Investimento anjo

As 7 características essenciais de um empreendedor

Você empreendedor já se perguntou o que os investidores anjo procuram em seu negócio? Uma ideia inovadora, atingir grande parte do mercado ou o uma taxa retorno surpreendente? Na verdade investidores anjo estão bem mais interessados em seu perfil qualitativo, ou seja, sua capacidade de execução, gestão e brilho no olho! Nesse artigo, apresentamos as características mais importantes do que se espera dos empreendedores.
Investimento anjo

Supere o medo de ter sua ideia roubada

O medo de ter sua ideia roubada por investidores ou empresas é algo comum entre muitos empreendedores. Nesse artigo queremos ajuda-los a entender que este medo está baseado em um mito. O medo de alguém roubar sua ideia pode fazer com que você perca a oportunidade de receber feedbacks que podem realmente melhorar seu produto.