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Marketing digital: veja como usar estratégias de Bolsonaro

Em uma campanha eleitoral que foi essencialmente online, veja como empreendedores podem aprender (muito) com ela.

Após uma campanha eleitoral conturbada, repleta de paixões e extremismos, o Brasil conheceu o próximo presidente da república. Jair Bolsonaro ocupará o cargo a partir de 1º de janeiro. 
Eleições e questões políticas são coisas muito complexas de se analisar, mas é possível depreender três importantes atitudes da campanha do candidato vitorioso para aplicar aos negócios.

Se pensarmos friamente, veremos que a campanha do Bolsonaro utilizou algumas táticas de marketing com mais eficiência. E essa análise pode ser muito útil para empresários e profissionais de marketing.

Até mesmo quem desaprova a eleição do novo presidente pode justamente entender essas técnicas para as futuras estratégias, que também vão ajudar qualquer pessoa a vender mais ou conseguir promover melhor o seu negócio na internet.


SABER CONTAR HISTÓRIAS

O primeiro ponto analisado é o chamado “storytelling”, ou seja, a arte de contar histórias para criar uma conexão com o público. Bolsonaro soube contar a história típica do seu eleitor e do cidadão, representando alguns medos e desejos, de forma a gerar identificação das pessoas que o consideravam como candidato ideal.

A técnica de storytelling não precisa ser usada apenas para falar de si mesmo, mas também da audiência, e os outros candidatos geralmente não sabem utilizar histórias tão bem a seu favor. Esses candidatos falam muito de números e dados, o que não conecta tanto com as pessoas.

Os dados são importantes para mostrar a credibilidade em uma ação, mas a maior parte do público se conecta mesmo com a história das pessoas. Quando você ouve uma história, é natural buscar elementos dela para se identificar. É assim que nasce a afinidade, que leva a pessoa a uma decisão de compra. Quem quer ser relevante na internet, que está repleta de histórias de pessoas próximas, precisa aprender a utilizar essa técnica com maestria.

CONECTAR-SE COM O DESEJO DO SEU PÚBLICO

Em marketing, uma das questões mais importantes para atingir o público-alvo é compreender seus medos, desejos e frustrações. Depois que você entende isso, você deve se esforçar em vender, focado apenas no seu público.

Desta forma, quando o candidato defende propostas relacionadas à família e à educação, consideradas “conservadoras”, Bolsonaro entende do seu público-alvo. Ele não tenta amenizar suas propostas, porque sabe que fala para um público que quer ouvir nessa linguagem. Sim, existem pessoas que discordam dele, mas não é para elas que ele estava falando.

A criação de um inimigo público comum é uma estratégia que também funciona. No caso de muitos políticos, aliás, usaram e sempre usam os seus inimigos em comum, é como diz aquela frase: “inimigo de inimigo meu se torna meu amigo”. E Bolsonaro também conseguiu se posicionar muito bem contra os inimigos em comum de uma parcela grande da população.

Aplicando em outros mercados, por exemplo, se você vende produtos fitness, pode combater a obesidade ou uma indústria de alimentos como inimigo público. Se o seu serviço ajuda a melhorar os negócios do cliente, o inimigo público pode ser a crise.

CHEGAR PRIMEIRO

É importante chegar primeiro em uma rede social. A campanha de Bolsonaro atuou a todo vapor nas redes sociais, com alto número de seguidores no Facebook e no Instagram. Muitos partidos apostaram nas estratégias que funcionaram em outras campanhas sem considerar que as pessoas mudaram a forma como consomem informação. A atenção das pessoas está focada naquilo que elas recebem no celular.

O que você pode aprender sobre isso é que quanto mais cedo você chega em uma rede social e consegue dominar suas estratégias, mais resultados você vai ter. Você precisa mapear o comportamento do seu consumidor e entender para onde a atenção dele está direcionada. Se existe uma rede, um canal, uma linguagem que ele está utilizando. O ‘on demand’ e as redes sociais mudaram a forma de consumir.

 

 

 

(*) Samuel Pereira é autor de Atenção: o Maior Ativo do Mundo, livro que chegou a best-seller da revista Veja e Top1 na Loja Kindle da Amazon.com.br. Samuel também é o idealizador do maior evento anual de tráfego e audiência, o Segredos da Audiência Ao Vivo.

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

 

perfil do autor

Samuel Pereira

É fundador do Segredos da Audiência e CEO da MostardaWeb. Nos últimos 3 anos criou mais de 60 sites do zero e conseguiu a marca de mais de 35 milhões de usuários únicos.

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