Panorama semanal: busca por definições prevalecerá, apesar de agenda calma

Investidores acompanharão poucos dados, à procura de sinais de recuperação; temporada de resultados começa nos EUA

Thiago Gomes Amorim

Publicidade

SÃO PAULO – Após a divulgação de uma série de indicadores na semana passada, as sessões de 5 a 9 de outubro prometem ser de agenda econômica mais tranquila no Brasil e nos EUA, se comparado aos pregões anteriores.

A semana tem como destaque o início de mais uma temporada de balanços corporativos nos EUA, com o resultado trimestral da Alcoa, na quarta-feira (7). A esfera econômica inclui os dados sobre o crédito ao consumidor norte-americano.

A Europa contará com a reunião do Banco Central Europeu e do Bank of England, que poderá mexer com o andamento dos mercados na quinta-feira. Apesar de o consenso indicar manutenção das taxas básicas de juro, é válido atentar aos comentários das duas autoridades, procurando sinais a respeito de perspectivas econômicas por parte dos BCs.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já no Brasil, a segunda semana de outubro terá uma agenda repleta de indicadores sobre inflação, com o fechamento dos índices de preço IGP-DI e do IPCA de setembro (terça e quinta-feira). A pauta trará notícias ainda do setor industrial, com os dados da CNI sobre atividade e da Anfavea a respeito da venda de veículos. Cabe lembrar que na quarta-feira será iniciada a negociação das novas ações do Santander na BM&F Bovespa.

Cautela não adiará compras

A agenda um pouco mais calma de indicadores não esconde a possibilidade das bolsas iniciarem uma nova onda de ajuste de preços. Como lembra o Departamento Econômico do Banco Schahin, os investidores ainda estão cautelosos no mercado internacional, diante dos indícios de que a recuperação da atividade econômica poderá estar sujeita a recaídas e descontinuidades.

“Essa incerteza em relação à saída da crise é propícia para a volatilidade nos próximos dias no exterior”, ressalta o economista-chefe Silvio Campos Neto, que reitera: “mas a ausência de dados importantes deixa as bolsas internacionais sem direcionamentos mais claros, e, no Brasil, diante de avaliações cada vez mais positivas sobre o País, está difícil se convencer de que haverá uma reversão nas bolsas em breve”.

Continua depois da publicidade

O longo prazo também inspira ânimo na equipe de analistas da Coinvalores, que mesmo sem descartar a possibilidade de quedas em outubro, não deixa de recomendar investimentos de certo risco, a horizontes mais distantes de retorno. “A agenda econômica e corporativa deverá sustentar o viés positivo para os investimentos em bolsa, apesar da possibilidade de realização”, completa a corretora.

Dólar e juros futuros

Comentando também o ingresso de recursos estrangeiros no Brasil, a diretora de câmbio da AGK Corretora ressaltou que o fluxo de entrada deverá continuar colocando pressão altista para o real, mas o investidor deve acompanhar de perto as intervenções do Banco Central nas próximas sessões.

De acordo com Miriam Tavares, a autoridade monetária poderá aumentar os leilões de compra de dólares nos momentos de maior ingresso de recursos externos, o que limitará parte da apreciação do real perante outras moedas. “E os números semanais confirmam essa possibilidade”, argumentou a especialista da AGK.

Diante disso, a expectativa da corretora é de que a taxa de câmbio oscile entre R$ 1,75 e R$ 1,80 no curto prazo, tocando o piso desse intervalo nos períodos de maior otimismo nos mercados, e beirando o teto em momentos de aversão ao risco.

O Banco Santander comentou suas perspectivas para o mercado de juros futuros e disse que muito se tem falado do Relatório de Inflação divulgado pelo Banco Central na sexta-feira e da aparente preocupação do BC com os preços de 2010. “Isto vem se refletindo nas previsões do mercado a exemplo das mostradas na pesquisa Focus, em que se tem apresentado projeções cada vez mais elevadas para inflação, crescimento e taxas de juros. Mas, ainda assim, nós consideramos o cenário inflacionário benigno e o aumento dos juros futuros, tal como está precificado, nos parece pouco provável”, comentou o banco.