Fechar Ads

Suspensão dos leilões do Tesouro Direto: abuso que é privilégio do Estado

Já é uma distorção o Estado capturar expressiva parcela da poupança nacional, operando no mercado como se fosse um banco. Em termos de liberdade econômica isso não é bom, por se tratar de uma concorrência desleal com a iniciativa privada. Mas se é para operar como banco, o Tesouro Nacional deve dar a prometida liquidez para os seus papéis.
Por  Alexandre Pacheco
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Desde o dia 29/05, a partir da Greve dos Caminhoneiros, os leilões do Tesouro Direto vêm sendo suspensos diariamente.

A justificativa é a forte oscilação dos preços, de modo que a suspensão teria por propósito proteger os pequenos investidores – os investidores institucionais estão operando normalmente nos leilões de recompra.

Se é bem verdade que o comprador de títulos públicos somente tem direito garantido ao pagamento na data do vencimento do papel, também é verdade que muitos pequenos investidores estão usando o Tesouro Direto como uma espécie de CDB ou Poupança, na expectativa de resgate antecipado diário e durante o horário normal de funcionamento do mercado desde 2015, até mesmo para suprimento de fluxo de caixa.

E expectativas têm valor jurídico.

Cresce a percepção de que o Tesouro Nacional está abusando no seu poder de intervenção. Fica a pergunta: Está agindo de fato o Tesouro Nacional para proteger o pequeno investidor? Ou melhor: o pequeno investidor quer esse tipo de “proteção” ou precisa de fato dela?

Já é uma distorção o Estado capturar expressiva parcela da poupança nacional, operando no mercado como se fosse um banco. Em termos de liberdade econômica isso não é bom, por se tratar de uma concorrência desleal com a iniciativa privada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas se é para operar como banco, o Tesouro Nacional tem que funcionar como um banco e dar a prometida liquidez para seus papéis. Um banco pode negar o resgate de um CDB?

Tesouro Nacional: se não quer brincar, não desce para o play. 

Alexandre Pacheco é Advogado, Professor de Direito Empresarial e Tributário da Fundação Getúlio Vargas, da FIA, do Mackenzie e da Saint Paul e Doutorando/Mestre em Direito pela PUC.

Siga Alexandre Pacheco no Linkedin, no Instagram, no Twitter, e no Facebook.

Alexandre Pacheco Professor de Direito Empresarial e Tributário da FGV/SP, da FIA e do Mackenzie, Doutor em Direito pela PUC/SP e Consultor Empresarial em São Paulo.

Compartilhe

Mais de Jogo das regras

Jogo das regras

Reforma Tributária: o peso das obrigações legais no Brasil e a chamada “simplificação”

Seria mais prudente manter a essência do sistema tributário como existe hoje, reduzindo obrigações legais e complexidades na apuração de tributos. Eventualmente, criando um tributo temporário, para rápida redução do déficit fiscal e do endividamento, uma vez que o corte de gastos não pode ser feito na velocidade que é necessária para alcançar o rápido equilíbrio das contas públicas.
Jogo das regras

O que impede a redução da carga tributária brasileira

Não é possível reduzir, neste momento, a carga tributária do país, infelizmente. O Brasil gasta muito mais do que arrecada e está no cheque especial. Se reduzir seus tributos, o déficit público poderá aumentar em uma velocidade maior do que os ganhos de produtividade que a redução da carga tributária seria capaz de trazer.
Jogo das regras

O que, de fato, há de errado com os tributos no Brasil?

Obviamente a carga tributária elevada do Brasil é um freio brutal para o desenvolvimento do país, massacrando a população em geral. É um redutor significativo do investimento nacional e estrangeiro, razão de fuga de capitais brasileiros para o exterior e causa de agravamento da pobreza não somente de empresários, mas também da população mais carente, que também paga pesados tributos, e que ainda sofre com o desemprego causado por esse cenário econômico ruim, agravado pela tributação.
Jogo das regras

Reforma Tributária: Guerra de vaidades em 5 fronts

Estamos assistindo a um desejo dos envolvidos na Reforma Tributária de mudar por mudar o sistema tributário, com a disputa pela autoria de ideias supostamente geniais, para que os nomes dos autores que vencerem essa disputa perigosa sejam colocados em uma placa, em manchetes de jornais ou em posts das redes sociais.
Jogo das regras

Os caminhoneiros querem uma dentadura na forma de óleo diesel

Não deixa de ser engraçado ver os críticos dessa situação atacando o Bolsonaro como se ele não tivesse sido eleito por eleitores chantagistas. E como se ele, ainda, não tivesse concorrido com outros candidatos que também prometeram suas dentaduras, em um país que se move por esse racional desde que se começou a praticar eleições por aqui.
Jogo das regras

A Reforma Tributária da Câmara dos Deputados virou pauta bomba

Não se faz Reforma Tributária apenas com ideias e com "articulação política": faz-se com a experiência do corpo técnico do Governo e com números oficiais. E esse ato de prudência é necessário porque uma mudança legislativa dessa envergadura vai afetar milhões de pessoas e milhares de empresas, além de sujeitar os cofres públicos a riscos de perdas arrecadatórias que, em um cenário de déficit fiscal, podem piorar as condições já ruins das contas públicas.
Jogo das regras

Presidente Bolsonaro caminha para a desastrosa tributação dos dividendos

Na eleição passada, quase todos os candidatos a Presidente defenderam publicamente a tributação dos dividendos. Podemos dizer, ainda, que tal solução conta com a simpatia da "classe falante", dos chamados "formadores de opinião". O que surpreende é que a tributação dos dividendos, sendo uma pauta do espectro político da esquerda, tenha sido adotada pelo Presidente Bolsonaro - por isso eu acredito que ele não percebeu as variantes dessa discussão, sendo que ainda há tempo para ele se informar a respeito e arquivar essa ideia ruim.