Fechar Ads

Como acabar com a Justiça do Trabalho antes que ela acabe com o que sobrou do Brasil

Se tivermos juízo, desmontaremos logo essa máquina de destruição 
Por  Alexandre Pacheco
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Diversas histórias tristes foram patrocinadas por integrantes da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho. E todas têm como origem a equivocada crença, que é generalizada nessas instituições, de que seriam elas capazes de defender empregos, quando a experiência demonstra o contrário – tratam-se de máquinas de destruição em massa de empreendimentos, de inibição de iniciativas livres, e, portanto, de oportunidades de trabalho. 

Uma dessas histórias diz respeito à atuação do Ministério Público do Trabalho contra a Guararapes (Riachuelo) – veja aqui; outra diz respeito à discussão sobre o trabalho análogo a escravo – veja aqui; e mais uma diz respeito a notícias espantosas que vêm sendo veiculadas pela imprensa, nas quais integrantes da Justiça do Trabalho manifestaram disposição de não cumprirem a Reforma Trabalhista aprovada pelo Congresso Nacional, sob o pretexto de contrariedade à Constituição e a tratados internacionais – veja aqui, aqui e a aqui.

Notícias dessa qualidade estão ressuscitando uma discussão que foi intensa há 20 anos atrás – a da extinção dessa justiça especializada. Não vou tentar convencer ninguém da necessidade dessa extinção. A convicção a respeito desse assunto pressupõe um mínimo de experiência empresarial, coisa que não é possível explicar, nem ensinar.

Quem já teve pelo menos um carrinho de pipoca na vida concorda comigo, e não precisa ser convencido; e quem nunca teve, a exemplo de 99,99% dos burocratas, intelectuais, jornalistas e celebridades, jamais concordará comigo, até porque nem aceita debater o assunto – o modelo mental dessa categoria de “formadores de opinião” não tem compromisso com a experiência, mas, sim com a “paixão pela comoção”.

O que nos resta, então, é pregar para convertidos. Para esses, eu pergunto: como seria possível acabar com a Justiça do Trabalho?

Uma fórmula seria extinguir a legislação trabalhista e passar a tratar os contratos de trabalho como acordos livremente celebrados entre patrões e empregados. Não teríamos, no caso, um intermediário chamado “Estado” impondo condições para contratações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seria a melhor opção em termos de liberdade econômica, mas acredito que seja um passo largo demais para ser aceito pela Sociedade brasileira, que inocentemente ainda acredita no potencial de bondades que o Estado supostamente possa produzir, e que nunca vivenciou um ambiente de economia livre.

A fórmula mais realista seria manter a legislação trabalhista, mas transferir o julgamento das causas da Justiça do Trabalho para outra estrutura do Poder Judiciário. Nesse caso, duas soluções apresentam-se. 

A ideal foi defendida há 20 anos atrás pelo finado Senador Leonel Paiva com a apresentação da hoje arquivada Proposta de Emenda Constitucional nº 43/97. Ela previa a transferência de juízes e demais servidores da Justiça do Trabalho para a Justiça Federal – veja aqui, nas páginas 27.931 até 27.937. 

Tal proposta, no entanto, não especificava quem passaria a julgar as causas trabalhistas, dizendo apenas que lei federal deveria tratar do tema. Mas o contexto indicava que o Senador estava inclinado pela solução de transferir esses julgamentos para a Justiça Comum, que no Brasil é Estadual – o que seria bom, para desfazer a ilha ideológica que virou a Justiça do Trabalho, que hoje desconhece conceitos como livre iniciativa e propriedade privada; e também para dissipar o poder federal, cuja concentração é sempre um perigo, como sabiam tanto os Founding Fathers (para o bem), quanto Getúlio Vargas (para o mal).

Outra solução, menos ideal, mas eventualmente com maior chance de ser aceita pela sociedade brasileira, seria igualmente transferir a estrutura e os servidores da Justiça do Trabalho para a Justiça Federal, porém manter os julgamentos das causas trabalhistas na segunda, eventualmente em varas especializadas.

Ao longo do tempo, os juízes do trabalho certamente passariam a rever seus conceitos ideológicos, tomando contato com outras matérias que interessam à Sociedade, e, com isso, vindo a abandonar a dialética marxista capital versus trabalho, que, além de fora de moda, é equivocada, atrasada e recessiva,

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Unificar as estruturas atuais da Justiça do Trabalho com a Justiça Federal traria economia inquestionável. Basta citar a possibilidade de unificação de diferentes sistemas de processamento de dados e de equipes administrativas. Ao longo do tempo, dissolveria a peculiar ideologia que vem sendo mantida pela Justiça do Trabalho desde o Estado Novo, quando o então ditador Getúlio Vargas, inspirado pelo coletivismo fascista (que nada mais é que uma variação fardada do marxismo) do também ditador Benito Mussolini, impôs à Sociedade esse castelo de reprodução de pobreza e de desemprego, assim como de castração do empreendedorismo e da liberdade econômica.

Se tivermos juízo, desmontaremos logo essa máquina de destruição; do contrário, a Justiça do Trabalho vai acabar com o pouco que sobrou de empreendedorismo no Brasil.

Alexandre Pacheco é Advogado e Professor de Direito Empresarial e Tributário. 

Siga Alexandre Pacheco no Youtube e no Linkedin 

Quer lucrar mais com os seus investimentos? Aproveite os novos valores de taxas de corretagem da XP.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alexandre Pacheco Professor de Direito Empresarial e Tributário da FGV/SP, da FIA e do Mackenzie, Doutor em Direito pela PUC/SP e Consultor Empresarial em São Paulo.

Compartilhe

Mais de Jogo das regras

Jogo das regras

Reforma Tributária: o peso das obrigações legais no Brasil e a chamada “simplificação”

Seria mais prudente manter a essência do sistema tributário como existe hoje, reduzindo obrigações legais e complexidades na apuração de tributos. Eventualmente, criando um tributo temporário, para rápida redução do déficit fiscal e do endividamento, uma vez que o corte de gastos não pode ser feito na velocidade que é necessária para alcançar o rápido equilíbrio das contas públicas.
Jogo das regras

O que impede a redução da carga tributária brasileira

Não é possível reduzir, neste momento, a carga tributária do país, infelizmente. O Brasil gasta muito mais do que arrecada e está no cheque especial. Se reduzir seus tributos, o déficit público poderá aumentar em uma velocidade maior do que os ganhos de produtividade que a redução da carga tributária seria capaz de trazer.
Jogo das regras

O que, de fato, há de errado com os tributos no Brasil?

Obviamente a carga tributária elevada do Brasil é um freio brutal para o desenvolvimento do país, massacrando a população em geral. É um redutor significativo do investimento nacional e estrangeiro, razão de fuga de capitais brasileiros para o exterior e causa de agravamento da pobreza não somente de empresários, mas também da população mais carente, que também paga pesados tributos, e que ainda sofre com o desemprego causado por esse cenário econômico ruim, agravado pela tributação.
Jogo das regras

Reforma Tributária: Guerra de vaidades em 5 fronts

Estamos assistindo a um desejo dos envolvidos na Reforma Tributária de mudar por mudar o sistema tributário, com a disputa pela autoria de ideias supostamente geniais, para que os nomes dos autores que vencerem essa disputa perigosa sejam colocados em uma placa, em manchetes de jornais ou em posts das redes sociais.
Jogo das regras

Os caminhoneiros querem uma dentadura na forma de óleo diesel

Não deixa de ser engraçado ver os críticos dessa situação atacando o Bolsonaro como se ele não tivesse sido eleito por eleitores chantagistas. E como se ele, ainda, não tivesse concorrido com outros candidatos que também prometeram suas dentaduras, em um país que se move por esse racional desde que se começou a praticar eleições por aqui.
Jogo das regras

A Reforma Tributária da Câmara dos Deputados virou pauta bomba

Não se faz Reforma Tributária apenas com ideias e com "articulação política": faz-se com a experiência do corpo técnico do Governo e com números oficiais. E esse ato de prudência é necessário porque uma mudança legislativa dessa envergadura vai afetar milhões de pessoas e milhares de empresas, além de sujeitar os cofres públicos a riscos de perdas arrecadatórias que, em um cenário de déficit fiscal, podem piorar as condições já ruins das contas públicas.
Jogo das regras

Presidente Bolsonaro caminha para a desastrosa tributação dos dividendos

Na eleição passada, quase todos os candidatos a Presidente defenderam publicamente a tributação dos dividendos. Podemos dizer, ainda, que tal solução conta com a simpatia da "classe falante", dos chamados "formadores de opinião". O que surpreende é que a tributação dos dividendos, sendo uma pauta do espectro político da esquerda, tenha sido adotada pelo Presidente Bolsonaro - por isso eu acredito que ele não percebeu as variantes dessa discussão, sendo que ainda há tempo para ele se informar a respeito e arquivar essa ideia ruim.