Fechar Ads

A dança das cadeiras e o drible da vaca…

Quem ganha e quem perde com a dança das cadeiras dos ministérios de Temer? Cadeiras estas que podem selar o destino das eleições de 2018.
Por  Cid Oliveira
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Aécio Neves surpreendeu o Brasil ao afastar o presidente interino do PSDB Tasso Jereissati. Não é de hoje que o PSDB passa por uma crise de identidade. No entanto, recentemente os políticos do partido se superaram na utilização de fogos de artifício. Quem nunca ouviu de um adulto quando criança: “quem brinca com fogo faz xixi na cama…”? Enquanto se digladiam em plena arena, o Brasil assiste de camarote. Mais parece o personagem Gollum do filme Senhor dos Anéis do que um partido político. Gollum é aquele personagem que acompanha os hobbits e chama o anel do Frodo de “meu precioso” toda hora…

Se analisarmos os votos das duas últimas sessões de afastamento do Temer, o resultado é inequívoco: divisão. Não tem problema nenhum de não votar com o governo. Pelo contrário, é saudável fazer oposição. O que não dá, é ter um pé no barco e outro em terra firme. Na política não é diferente. Com quatro ministérios na administração Temer, o PSDB vem causando constrangimentos internos e externos com a inflamação desta crise de identidade. Estranho marcar data para sair de um governo, como o PSDB fez. Mostra que o interesse no próprio umbigo é maior que o interesse nacional. Não digo que sejam obrigados a ficar no governo, de forma alguma, mas se como partido não concordam com a posição atual do governo, que saiam imediatamente, e não a prazo.

Não é à toa que a batata do PSDB começa a assar. Em reportagem de 12/11/2017 a Folha de São Paulo deixa claro que o recado já foi dado por Temer:

“Cartas marcadas Michel Temer sinalizou a aliados que fará sua reforma ministerial em até 15 dias. O PSDB deixará o governo pelas mãos do peemedebista. O Planalto fechou o arco de partidos que será fortalecido. Privilegiará o PMDB, siglas do centrão, como PSD e PR, e o DEM. O governo faz questão de ressaltar que as trocas já terão a disputa de 2018 como pano de fundo. Há um recado embutido: submersos na própria crise, os tucanos estão sendo colocados à margem de uma aliança centrista.”

Alckmin ganhou a posição de mais provável presidenciável do partido com a queda abrupta nas intenções de voto de Doria em pesquisas recentes. A sua primazia não durou muito tempo, pois o golpe de Aécio foi duro não somente na ala do PSDB contra o governo, mas no partido como um todo. 

Mais uma vez o PSDB pode deixar o bonde da história passar e ficar à deriva, por estar preocupado demais com as brigas internas de um potencial candidato à sucessão presidencial ao invés de focar na agenda do país. Há quem diga que o PMDB tem uma relação simbiótica com o PSDB e que depende do partido, pois não tem candidato próprio para 2018. Será?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Observadores atentos já percebem que a economia vem melhorando e o país começa a gerar empregos. Com a entrada em vigor da nova legislação trabalhista em 11/11/2017 já se percebe a rápida movimentação das empresas para se adequarem. O potencial desta nova legislação alavancar a geração de empregos no ano eleitoral é relevante. Os índices de popularidade de Temer, ainda muito baixos, começam a mostrar sinal de melhora.

A mesma reportagem da Folha acima trás o diagnóstico feito pelo ex-presidente Lula:

“Oráculo O ex-presidente Lula fez um diagnóstico curto, seco e certeiro sobre as consequências da crise no tucanato: “Fortalece o Temer”.”

Será que o PSDB não está prestes a sair, ou melhor ser saído do governo por puro egoísmo e falta de visão, no pior momento possível, ou seja, no exato momento de inflexão? No momento que a administração Temer tem o potencial de ganhar popularidade com a aceleração da recuperação econômica em pleno ano eleitoral? Será que o PSDB não está prestes a levar o “drible da vaca”?

Cid Oliveira Cid Maciel Monteiro de Oliveira CEO e sócio-fundador da startup invest.pro, Cid tem 18 anos de experiência, tendo atuado em instituições financeiras e gestoras no Brasil e no exterior. Graduou-se em Engenharia Civil pela UFRJ e concluiu mestrado em Finanças pela Manchester University na Inglaterra

Compartilhe
Mais sobre

Mais de Outside the box

Outside the box

A matemática da política

Enxergamos que a base aliada tem maior chance de ganhar as eleições de 2018 dado que estão melhor colocados com relação às principais variáveis da equação política: tempo de TV, alianças políticas e máquina pública. Quanto mais Lula partir para o confronto e radicalização, provavelmente menor será sua chance de vitória nas eleições. A maior parte dos Brasileiros não apoia radicalismo.
Outside the box

“O imperador está nu”

Por que o tema de reformas não foi tratado pelos governos anteriores? O que mudou em tão pouco tempo? A aprovação das reformas que estão sendo discutidas é suficiente para nos garantir desenvolvimento e crescimento sustentado nas próximas décadas?
Outside the box

Fora Temer ou “Temer Forever”?

Em meio a uma das maiores crises políticas que nosso país já enfrentou, Michel Temer assumiu a Presidência e mudou radicalmente as políticas públicas. Em sete meses de governo fez mais do que muitos anos, senão décadas, de Presidências anteriores. Fora Temer ou “Temer Forever”?
Outside the box

Eleições Americanas: “buy or sell”?

O mercado comprou a tese do Trump “paz e amor” e do impacto positivo de suas medidas econômicas.  O efeito para ativos Brasileiros (bolsa, câmbio e juros) foram negativos. Como se posicionar diante disso tudo?