Fechar Ads

Lá vem o Trump. E o dólar, como é que fica?

Entenda quais as perspectivas para o dólar em relação ao Real para o curto e médio prazo após Donald Trump assumir como presidente dos EUA.
Por  Roberto Indech
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Lá vem o Trump. E o dólar, como é que fica?

Não sei! Aliás, merece um prêmio aquele que afirmar com segurança uma perspectiva para o dólar no curto e, quem sabe, até no médio prazo.

Donald Trump, o novo presidente dos EUA, assume o cargo mais importante do mundo no final desta semana, mais especificamente no próximo dia 20 de janeiro, sexta feira. Desde 9 de novembro do ano passado quando foi eleito até o presente momento e apenas uma coletiva de imprensa desde então, não se falou em política monetária. Segundo o mercado, cogita-se uma série de perspectivas e medidas a serem adotadas, mas até aqui nada de concreto.

Por se tratar da maior e mais importante economia global chega a ser no mínimo deselegante tratar de um tema de tamanha importância não dando a devida ou mínima atenção. E, onde há incerteza, há volatilidade e portanto o mercado reage de uma forma nervosa a situações como esta. A volatilidade cresce significativamente nestes momentos ou até a moeda – o dólar – como tem ocorrido neste caso desvaloriza-se. No entanto, é absolutamente desconfortável falar a todos que não há nada para esperar, nenhuma tendência sequer, devido à que? Ao desinteresse como tem sido tratado este tema.

Vale lembrar que neste primeiro semestre do ano, ainda teremos eleições para as presidências do Senado e da Câmara dos Deputados no Brasil, além obviamente de discussões intensas sobre a Reforma da Previdência e possivelmente a continuidade de vazamentos de delações da Operação Lavajato. Pois é, aqui no Brasil também temos alguns componentes para “bagunçar” esse mercado cambial no curto prazo.

No entanto, no momento, as grandes dúvidas de investidores e analistas são: quando Trump assumir, quem será o Donald Trump presidente? Que medidas irá adotar? De que forma irá “tocar” o maior poderio econômico do mundo? Com a maioria de Republicanos no Congresso do país – teoricamente a base do seu partido – será que ele conseguirá implementar as medidas controversas apresentadas no período pré-eleitoral? Eis as dúvidas não apenas do mercado financeiro, mas também de todos aqueles que olham direta ou indiretamente para o país.

Enfim, para um período menor de tempo e possivelmente para o médio prazo, como escrevi acima, podemos esperar muita volatilidade na moeda norte americana em relação ao Real. Portanto, para você que está programando suas próximas férias ao exterior, sinto informar que muita coisa pode acontecer até lá e simplesmente a melhor recomendação é: compre dólares regularmente, mês a mês, semana a semana, aos poucos, para que não tenha surpresas desagradáveis nos seus merecidos dias de descanso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um abraço e #ficaadica

Roberto Indech Analista chefe de investimentos da Corretora Rico/ CNPI - EM1426. Graduado em Relações Internacionais pela FAAP e certificado pelo Programa de Qualificação Profissional (PQO).

Compartilhe
Mais sobre

Mais de No Radar do dinheiro