Fechar Ads

Como se Planejar Financeiramente para 2018

Faça já seu planejamento financeiro pessoal para 2018 E dê uma virada em suas finanças.
Por  André Santos
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Depois das festas de fim de ano chegou a hora de pôr suas finanças em dia, ser realista e dar um jeito no orçamento de 2018, controlar seus ganhos e gastos para alcançar os seus objetivos do novo ano que se inicia.  Apesar das contas do início do ano (IPVA, IPTU, material escolar), com um bom planejamento financeiro é possível começar o ano de paz com suas finanças através do método VICTA em 5 passos.

 

1). Antes de mais nada verifique suas receitas, despesas e todas suas dívidas para organizar-se e quitá-las. Foque nas dividas que você é capaz de honrar e as mais importantes como financiamentos de imóveis ou de automóveis. Se não puder pagar agora, renegocie e estabeleça um prazo realista. Ter uma agenda com cronograma e compromissos no celular, tela do computador ou na geladeira, enfim onde achar melhor e cumpra os compromissos. Converse com o credor e informe sobre seu planejamento para quitar a dívida. “O pior acordo é aquele que você não pode pagar”.  

 

2). O segundo passo é Identificar todos seus ganhos e gastos para conseguir sobrar dinheiro para poupar, pois é essencial identificar para onde o seu dinheiro está indo. Existem excessos em todas as famílias e sempre é possível cortar despesas desnecessárias que podem chegar a 15% a 30% ou até mais. Para auxiliar na identificação estes gastos, há uma infinidade de planilhas e aplicativos para smartphones ou no Excel, que são extremamente fáceis de usar e eficientes.  Em janeiro chegam os típicos gastos do início do ano, deve-se reservar parte do orçamento para os pagamentos que não têm escapatória, como o IPVA, o IPTU, os materiais e os uniformes escolares.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3). Quais serão suas Conquistas (metas e objetivos) de curto, médio e longo prazo para 2018? Estabelecer suas metas e objetivos para o ano que se inicia auxiliará a construir seu orçamento financeiro. “É um plano de vôo, que te levará a realizações de seus projetos. As planilhas de orçamento normalmente têm um espaço para você poder acrescentar metas e anotações. Pode ser algo simples, como viajar de final de semana, troca do carro ou um plano de longo prazo, como se se planejar para sua independência financeira. Fuja das compras por impulso, cheque especial, rotativo do cartão de crédito ou empréstimos pessoais. Se organize para pagar as contas em dia e como realizará seus pagamentos, como sugestão procure ter seus pagamentos na mesma data.

 

4). Turbine suas finanças, através de novas fontes renda, reveja todos os gastos possíveis principalmente contas de telefone, internet, TV a cabo, tarifas bancárias, anuidade de cartão de crédito e se mesmo assim o orçamento continua apartado, procure novas fontes alternativas de renda. Em muitos casos não é preciso trocar de emprego dá para encontrar soluções mais simples, como vender coisas usadas, ganhar uma renda extra fixa em cada mês. Se não poupou nada, crie uma reserva de emergência, tenha o equivalente entre três e seis salários investidos, para casos como por exemplo perca do emprego ou algum outro imprevisto aconteça. Se já possui recursos poupados reveja a rentabilidade de seus investimentos, na maioria dos casos é possível aumentar este rendimento em até 40% sem aumentar o risco através de Corretoras ou bancos menores.

 

5). Tenha disciplina e acompanhe seu orçamento, não perca o foco das suas metas, este acompanhamento será um conjunto de ações estabelecidas para saber se está sendo realizado e quais as medidas necessárias para corrigir possíveis falhas e erros. Estabelecer objetivos claros e com diferentes prazos é, por si só, um fator motivacional visto que fica muito mais fácil visualizar a recompensa. Para garantir que você continue disciplinado nos aportes mensais, é interessante fazer os investimentos, assim, que receber seus rendimentos ou, ainda, automatizar as aplicações e identificando também a eficiência no controle das despesas. Faça disto um hábito.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para finalizar este post deixo uma frase de Benjamin Franklin “Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros”. É o investimento em conhecimento que alavancará sua carreira e auxiliará em fazer boas escolhas e consequentemente, fará com que ganhe mais dinheiro ao longo da sua vida!

 

Compartilhe

Mais de Lições de valor

Lições de valor

PAGAR À VISTA OU PARCELADO???

Se você tem imóvel próprio, mora de aluguel ou é dono de um carro, Todo início de ano, é hora de pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores Terrestres (IPVA). Afinal, é melhor quitar à vista para aproveitar os descontos ou parcelar sem apertar o bolso?
Lições de valor

Principais dúvidas

Neste post exploramos as principais dúvidas e questionamentos sobre Tesouro Direto, um investimento democrático abordado de forma simples e de fácil acesso. 
Lições de valor

5 pontos para ficar alerta

Em novembro, acontece no Brasil e em diversos países a Black Friday, evento que aqui abre o período de compras para o Natal. Porém, é preciso cuidado para não comprometer o orçamento financeiro da família para o início do próximo ano.
Lições de valor

Pagar dívidas, fazer compras de fim de ano ou investir?

O mês de novembro está chegando e com ele aumenta a expectativa de muitos trabalhadores assalariados, que aguardam com ansiedade o pagamento da primeira parcela do 13° salário. Para grande parte deles o salário extra pode representar a melhor chance de se livrar de antigas dívidas, saldar as contas atrasadas, arrumar a casa para as festas de fim de ano, fazer alguma reserva financeira para enfrentar o aumento das despesas no começo de 2018 ou mesmo investir em aplicações de longo prazo, pensando no futuro.
Lições de valor

Riscos de investir em imóveis

Imóveis são um dos investimentos preferidos dos brasileiros que têm algum dinheiro sobrando na conta, seja para lucrar com a sua valorização, ou ainda para ter uma renda estável com aluguel, muitas pessoas acabam escolhendo essa opção de investimento. No entanto, quais são os erros mais cometidos ao investir em um imóvel?