Blog InfoMoney

Gustavo Almeida

Em blogs / investimentos / gustavo-almeida

Por que, às vezes, nossas decisões nos fazem perder dinheiro?

O comportamento do investidor é o leme que guia a embarcação na hora de investir. Entender porque, por vezes, tomamos decisões ruins na hora de investir é fundamental para que possamos otimizar nossos ganhos e evitar afundar nossos ganhos.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

Homem frustrado
(Shutterstock.com)

Olá,

Hoje a pergunta que eu quero fazer para você é: por que tomamos más decisões nos investimentos?

Na prática, quando falamos de investir, o que podemos notar é que alguns comportamentos se repetem mesmo entre investidores de perfis muito diferentes de tempos em tempos.

Nós temos, por exemplo, uma propensão a nos mantermos em cenários de perda acreditando que vamos recuperar o dinheiro perdido logo à frente. No entanto, quando estamos ganhando e a cotação do mercado começa a recuar, ou seja, quando começamos a ter uma desvalorização do nosso ganho, mesmo que ainda estejamos ganhando, temos a sensação de perda.

Neste vídeo, analiso uma série destes vieses cognitivos e heurísticas comportamentais que impactam a qualidade das nossas decisões financeiras e interferem na maneira como aproveitamos os prazeres do presente e planejamos também nosso futuro.

Me acompanhe também nas redes sociais:

>> Youtube: http://bit.ly/YoutubeInvestidorExponencial
>> Instagram: http://bit.ly/InstagramInvestidorExponencial
>> Facebook: http://bit.ly/FacebookInvestidorExponencial
Um grande abraço
Gustavo Almeida

Invista o seu dinheiro com a melhor assessoria do mercado: abra uma conta na XP

 

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

 

perfil do autor

InfoMoney Blogs

Gustavo Almeida

Analista da Rico Investimentos e especialista em economia comportamental. Desenvolveu a metodologia da Geometria Comportamental, uma abordagem que ajuda o investidor interpretar e tomar decisões nos mercados de bolsa de valores.

Contato