Fechar Ads

Mais um dia na vida sem usar a fórmula de Bhaskara

Aproveitando o tema adivinhatório e de assuntos que esquecemos rapidamente, o artigo de hoje é um pequeno alerta, já que a temporada de previsões para 2019 está aberta
Por  Glenda Ferreira
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Esses dias vi o meme que dá o título do artigo de hoje e pensei comigo: há tanta coisa que vemos por aí (desde aprendizados a projeções que fazemos) e que perdem a sua utilização tão rapidamente, que logo esquecemos o que era.

Aí, neste devaneio, fui pesquisar mais sobre a vida do próprio Bhaskara. Você sabia que ele viveu em meados de 1150 e era de uma família de astrólogos indianos tradicionais? Ele acabou optando por seguir a tradição familiar, dedicando-se à Matemática e à Astronomia (que dá suporte à Astrologia).

No mínimo curioso, não é?

Aproveitando o tema adivinhatório e de assuntos que esquecemos rapidamente, o artigo de hoje é um pequeno alerta, já que a temporada de previsões para 2019 está aberta. A cada hora um analista dá um palpite, um chute no escuro com convicção ou tira um número mágico da cartola para o próximo ano.

E quer saber a verdade? Você não precisa planilhar ou acreditar nesses valores: o melhor é até que nem tente acompanhar, porque a cada dia verá uma nova revisão dos números e expectativas – aí toda a falada adivinhação para o ano que vem é perdida rapidamente da mesma forma que esquecemos todas as fórmulas de física decoradas.

Você acha que vale a ansiedade em seguir o sobe e desce de revisões?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu já até ouvi falar que alguns economistas acreditam em um novo corte de nossa taxa básica de juros, a Selic.

Para mim, não faz o menor sentido. A taxa já está em sua mínima histórica e um corte de 0,25 ponto percentual não é o estímulo que falta para a economia brasileira retomar o seu crescimento com mais força.

Mas o tema gera discussões calorosas e, se por acaso isso acontecer, quem comentou sobre o fato se torna o próximo gênio da economia.

Então, no que você deve focar? O interessante para você, investidor, é ter uma noção geral, um panorama do que está acontecendo.

Quando você sai para jantar fora, a média dos restaurantes é de lotação ou os estabelecimentos estão vazios?

O prédio que você trabalha na região da Berrini tem muita área para locação? E o prédio que você mora, como está o preço dos apartamentos e aluguéis?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essas percepções do dia a dia podem dizer muito mais do que aquele número projetado para o PIB em 2020.

Se você vê que a conjuntura aponta para um crescimento do país, vale mais do que acertar qual será exatamente este valor. Porque a partir de suas percepções do mundo real, você conseguirá ter o primeiro discernimento do que vai bem no próximo ano e o que vai mal.

No final do dia, o importante é que você e seus investimentos tenham um bom retorno e que você coloque dinheiro no bolso. Não é isso?

Portanto, segue algumas dicas do que é interessante você concentrar o seu foco:

  • Estruture uma carteira de investimentos diversificada;
  • Aprimore o seu autoconhecimento como investidor para saber, por exemplo, até onde pode tomar risco;
  • Não se prenda às previsões revolucionárias com dados cravados nas casas decimais, mas sim em visões mais abrangentes e que indiquem uma direção do país, do setor e temas macroeconômicos em geral.

Invista na Bolsa com taxa ZERO para corretagem de ações: abra uma conta gratuita na Clear!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com apenas estas diretrizes e não esquecendo de aprender a cada dia sobre os produtos financeiros onde que pretende investir, não será preciso saber a fórmula de Bhaskara de cor ou qualquer outra projeção sem aplicação na prática, para se dar bem no mundo dos investimentos.

Compartilhe

Mais de Blog da Levante

Blog da Levante

Kit Brasil 2019

Chegou a hora de dar a minha perspectiva para o comportamento deles neste ano, com foco mais específico em ações, que é a minha especialidade, e no Kit Brasil 2019
Blog da Levante

Como assim, Marco Aurélio?

"Se o Supremo ainda for Supremo, minha decisão tem de ser obedecida, a não ser que seja cassada". A frase de Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, é de rara ambiguidade
Blog da Levante

A hora da virada

Em economia, muito se fala sobre ciclos econômicos (conseguiu visualizar uma imagem com as flechas para cada etapa?). E se existe um setor que tem fases bem definidas, são os ciclos imobiliários
Blog da Levante

Home bias

Sempre tenho uma busca por passagem no radar ou aproveito um feriado para conhecer um lugar diferente. É o meu maior incentivo para viver e investir cada vez mais