Fechar Ads

Sonhos não tem prazo de validade

Segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro é de 75,5 anos com tendência de uma vida ainda mais longeva. A economia grisalha chega com força.
Por  Silvia Alambert Hala
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

A “silver economy” ou “grey economy”, “economia de prata” ou “economia grisalha”, em tradução livre, é dedicada aos idosos de nossa sociedade. É considerado idoso, segundo a Lei 10.741/03, as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
O processo de envelhecimento da população é real e afeta os mercados de habitação, , transporte, alimento, financeiro, seguro, robótica, saúde, comunicação , esporte e lazer.
Será cada vez mais comum vermos campanhas orientadas a esses consumidores ganhando espaço na mídia. Muitos segmentos já entenderam que não devem negligenciar esse público e sua renda: um público com muita vontade de aproveitar a vida.
Definitivamente, já se foi o tempo em que pessoas com mais de 60 anos ficavam em casa vendo o mundo acontecer pela televisão. Elas agora são personagens principais de uma vida com mais saúde, mais tempo para si mesmas, pois pressupõe-se que seus filhos já são independentes e ainda há a possibilidade de seguir trabalhando e se divertir.
Segundo pesquisas recentes, a cada ano os “grisalhos” estão mais familiarizados com a tecnologia e aproveitam as facilidades do comércio eletrônico.
Esse público vem criando, inclusive, novas terminologias, tal como a Gerontecnologia (“Gerontologia” e “Tecnologia”) que inclui vários sistemas técnicos e soluções que permitem que os idosos mantenham sua autonomia e/ou compensem deficiências funcionais na realização de atividades diárias básicas.
E já que viver custa, os sonhos não tem prazo de validade e a vida só se prolonga, então é melhor que a educação financeira também entre com força desde cedo na vida das famílias.
Realiza mais sonhos e vive com tranquilidade e qualidade de vida aquele que planeja financeiramente cada etapa da vida.Parafraseando Spok, o vulcaniano, oficial de ciências da USS Enterprise da série Star Trek:
“Vida longa e próspera“ a todos nós.

Silvia Alambert Hala Sócia, co-fundadora da Creative Wealth™ Intl (USA), empresa americana fundada em 2002 e proprietária dos programas de educação financeira para crianças e jovens The Money Camp™, Camp Millionaire™, Moving Out! ™ e The Money Game™ que se dedica à formação de educadores financeiros escolares e mentores e tutores de crianças e jovens ao redor do mundo. Silvia atua há 15 anos como educadora financeira de crianças e jovens em escolas e nas famílias, coach especializada em finanças comportamentais, palestrante, formadora de educadores financeiros escolares no Brasil, co-autora do livro “Pai, ensinas-me a poupar!” (Ed. Rei dos Livros) publicado em Portugal, representante da APOEF™ (Associação de Profissionais Orientadores e Educadores em Finanças) nos Estados Unidos da América e coordenadora do projeto de educação financeira para jovens atletas de alto desempenho da empresa Sports To Go™. Instagram: @silviaalambert_edufin www.silviaalambert.com www.creativewealthintl.com

Compartilhe

Mais de Além do dinheiro