Fechar Ads

Mentira tem perna curta: SEC abre processo contra Elon Musk

As ações já estão respondendo e caem mais de 13% no after-market
Por  Marcelo López
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Na minha entrevista ao InfoMoney em junho, mencionei que suspeitava que a Tesla e o seu extravagante CEO, Elon Musk, estavam sob investigação da SEC, a CVM norte-americana.   

Na época, minha teoria era de que a empresa necessitava de recursos, mas não estava fazendo nenhuma emissão de ações ou bonds, o que me parecia estranho. A explicação plausível que encontrei era a de que a empresa estava sob investigação e que, por isso, não poderia levantar recursos no mercado público (poderia no privado, mas seriam ações restritas, o que significaria risco demais aos investidores).

Pois bem, passaram-se apenas 3 meses e lá está o anúncio da SEC sobre o processo contra Elon Musk. Esse primeiro diz respeito ao famigerado tuíte em que ele declara a intenção de fechar o capital da Tesla a US$ 420, havendo até recursos para tal assegurados. Ainda podem haver outros processos, na minha opinião.

Musk tem sido bem displicente com a verdade há bastante tempo, levando investidores a acreditarem em promessas nunca cumpridas. Vou mencionar apenas algumas para relembrar os leitores.

Em 2012, disse que a Tesla nunca mais precisaria levantar capital – desde então, já foram pelo menos 7 emissões de dívida ou ações e cerca de US$ 10 bilhões captados. Em 2009, disse que a Tesla seria lucrativa – a empresa nunca deu lucro.

Em 2016, a afirmação era de que a Tesla produziria 200 mil Model 3 em 2017 – produziu apenas 4 mil. Há pouco tempo, assegurou que a Tesla produziria 5 mil Model 3 por semana e esse era o número mágico, a partir do qual a empresa se tornaria lucrativa (para julgar a veracidade disso, teremos que aguardar mais um pouco, mas eu já vou dar um spoiler aqui e dizer que também não será verdade).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas eu já falei várias vezes, Tesla não é uma empresa de tecnologia ou uma fabricante de carros. Tesla é uma empresa que vende hype. É sempre sobre a próxima “novidade revolucionária”, seja uma fábrica na China ou Europa, Model 3, Model Y, roadster, truck, etc.

Existem vários outros exemplos de mentiras que Musk contou ao longo dos anos, mas a maior de todas, pela qual ele já está sendo processado (são 7 processos até hoje e mais poderão aparecer), é sobre a incorporação da Solar City pela Tesla. Na época, ele falou sobre as famosas sinergias, mas eu vejo somente duas: a imensa capacidade das duas empresas de consumir caixa e nunca dar lucro!

Grandes investidores estão começando a abandonar o barco (o surpreendente é terem ficado até agora) e as ações já mostram uma queda acentuada.

Um processo da SEC nunca é coisa boa e pode levar a empresa à bancarrota. Estou acompanhando o caso de perto e postarei notícias no Twitter assim que forem aparecendo. Quer investir em ações com taxa ZERO de corretagem? Abra uma conta na Clear.

Marcelo López Marcelo López tem certificação CFA, é gestor de recursos na L2 Capital Partners, com MBA pelo Instituto de Empresa (Madrid, Espanha) e especialização em finanças pela principal escola de negócios da Finlândia (Helsinki School of Economics and Business Administration). Atuou como Gestor de Carteiras e de Fundos em grandes gestoras internacionais, tais como London & Capital e Gartmore Investment Management.

Compartilhe

Mais de Investimentos Internacionais