Vale a pena hoje investir em imóveis?

Conheça algumas estatísticas do mercado imobiliário que a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) liberou hoje.
Blog por Livia Mansur  

O tema aqui é investimentos. Mas sei que muita gente utiliza imóveis como investimentos. Então achei muito útil compartilhar com vocês alguns resultados recentes desse mercado que saíram no relatório que a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) liberou hoje.

As pessoas estão comprando imóveis pra morar (sozinhas!)

No 4º trimestre/2014 a participação dos investidores no mercado caiu: apenas 40% dos que compraram imóveis nos últimos 12 meses o fizeram como investimento (16% para renda de aluguel e 24% para revenda). Os 60% restantes compraram imóveis mesmo pra morar. Mas o que achei surpreendente é que 42% (mais de 2/3 dos que compraram pra morar) compraram pra morar sozinhos, apenas 10% pra morar com alguém e 8% para outra pessoa morar.

As pessoas acreditam que os imóveis estão caros

A maior parte dos compradores de imóveis nos últimos 12 meses acredita que os preços dos imóveis estão altos. Já entre quem pretende comprar um imóvel nos próximos 3 meses, a maioria diz que os preços estão muito altos. Menos de 5% dos que compraram imóveis nos últimos 12 meses ou pretendem comprar nos próximos 3 meses acreditam que os preços estão baixos ou muito baixos. E mais de 84% dos que compraram imóveis nos últimos 12 meses ou pretendem comprar nos próximos 3 meses acreditam que os preços estão altos ou muito altos.

Com isso, a parcela dos respondentes que diz ter intenção de comprar um imóvel nos próximos 3 meses caiu de 56% no terceiro trimestre para 48% no final de 2014.

Perspectiva ruim pro curto prazo, mas não para o longo prazo

Segundo a pesquisa, 44% das pessoas acreditam que os preços dos imóveis irão cair nos próximos 12 meses e 30% de que devem permanecer estáveis.

Mas quando a pergunta é feita para um prazo mais longo (10 anos), o quadro se inverte, e 43% das pessoas esperam que os imóveis valorizem acima da inflação e 36% pelo menos de acordo com a inflação.

Conclusão

Na ora de optar por investir seus recursos em um imóvel, é importante avaliar quais são suas perspectivas e as alternativas de investimentos. Por exemplo, é possível adquirir hoje um título publico para um prazo de 10 anos que remunera inflação (IPCA) + 6,4% ao ano. Ao optar por investir em um imóvel, o investidor deve enxergar mais vantagens comparativamente, seja em perspectiva de retorno, seja em proteção, etc...

Compare e pense bem antes de investir!

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil do blogueiro

É especialista em alocação de recursos de clientes de alta renda e tem 10 anos de experiência no mercado financeiro. blogliviamansur@gmail.com