Investidores não andam otimistas com Bolsa Brasil

Pesquisa realizada pela XP Investimentos mostrou que os investidores não acreditam em alta do Ibovespa para os próximos 2 meses e expuseram quais os setores preferidos.
Blog por Livia Mansur  

A XP realizou recentemente uma pesquisa com clientes e parceiros sobre o desempenho da bolsa para os próximos 2 meses. Os resultados não são muito animadores:

Para 43,5% dos respondentes a expectativa é negativa. Esperam assim uma queda do índice.

Para 38,5% dos respondentes a expectativa é neutra. Não esperam nem alta nem queda do índice.

E para 18% dos respondentes a expectativa é positiva, isto é, trabalham com alta para o Ibovespa para os próximos 2 meses.

Falando agora de setores específicos, alguns são claramente “os queridinhos” e outros “os patinhos feios”.

Setores com expectativa POSITIVA dos respondentes:

A larga preferência dos entrevistados ficou com os setores Financeiro e Cartão de Crédito. A pesquisa revelou que 28% dos entrevistados acreditam em um cenário positivo para o setor financeiro. Cartão de Crédito apareceu em 2º lugar com 14% da preferência. Empatados em 3º lugar na preferência estão os setores de Educação e Papel e Celulose. 

Interessante notar a queda do setor Educacional que figurou no ano passado em primeiro em praticamente todas as pesquisas e agora caiu para 3º.

Setores com expectativa NEGATIVA dos respondentes:

O setor mais votado (disparado) na perspectiva negativa foi o setor Elétrico. Muito provavelmente devido ao risco de racionamento. Em seguida vieram os setores de Mineração (VALE), Construção e, por últimos e empatados, Petrobras, setores de Consumo e de Aço.

Contribuição pessoal:

A pesquisa não trouxe nenhuma novidade em relação aos setores. A grande maioria dos gestores de fundos, com os quais tenho conversado recentemente, pensam dessa mesma maneira.

As instituições financeiras estrangeiras, na sua grande maioria, não têm indicado bolsa Brasil para seus clientes. Alguns já voltam a recomendar alguns emergentes, mas o Brasil não está na lista.

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil do blogueiro

É especialista em alocação de recursos de clientes de alta renda e tem 10 anos de experiência no mercado financeiro. blogliviamansur@gmail.com