Hubris hypothesis - Hipótese do orgulho excessivo

O quanto o excesso de confiança pode atrapalhar um CEO de empresa, ou um gestor de fundo?
Blog por Livia Mansur  

Não é novidade que CEOs otimistas estão propensos a assumir riscos excessivos. Estudos mostram que eles preferem contrair dividas a emitir novas ações e que estão propensos a pagar mais por uma nova aquisição, porque acreditam que o valor a agregar é maior.

O interessante é que, segundo os economistas Ulrike Malmendier (PhD por Harvard e ganhador do Fischer Black Prize) e Geoffrey Tate, os chamados "lideres otimistas" não estão fazendo isso porque estão apostando com dinheiro de outras pessoa. Pelo contrário, assumem riscos ainda maiores quando há mais coisas pessoalmente em jogo.

Ainda segundo esse estudo, o estrago causado por CEOs superconfiantes é agravado quando a imprensa os consagra como celebridades, o que acaba saindo caro para os acionistas.

Os autores do livro "Are people excessive or judicious in their egocentrism" escrevem: "Descobrimos que empresas com CEOs ganhadores de prêmios subsequentemente apresentam desempenho abaixo do esperado, em termos de performance operacional. Simultaneamente, a remuneração do CEO aumenta, os CEOs passam mais tempo em atividades longe da empresa, como escrevendo livros e participando de conselhos consultivos para outras companhias, e há maior probabilidade de que se envolvam em gerenciamento de resultados."

 

Esses estudos e teses são importantes para quem avalia uma empresa pra comprar, mas também pra quem avalia um gestor para cuidar de seus recursos.

Recentemente tivemos o caso de uma grande gestora da indústria de fundos que viu seu patrimônio cair de R$ 9 bilhões para algumas centenas de milhões depois de uma aposta muito ousada, que muitos alocadores avaliaram como excesso de confiança do gestor que carregava um histórico recente brilhante.

Para se investir bem não basta entender apenas de números, é preciso entender também as pessoas por trás dos números.

Pense nisso, e bons investimentos!

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil do blogueiro

É especialista em alocação de recursos de clientes de alta renda e tem 10 anos de experiência no mercado financeiro. blogliviamansur@gmail.com