Premio Nobel recomenda: Tenha um consultor financeiro.

Em entrevista para o Wall Street Journal, Robert Schiller aconselha investidores a terem por perto um planejador financeiro na hora de investir em ações. Entenda o racional por trás desta sugestão.
Blog por Livia Mansur  

Robert Shiller, professor da Universidade de Yale, mais conhecido por ter previsto a bolha nos imóveis norte-americanos, trabalhou durante muito tempo na interseção entre a psicologia e a economia. Ano passado foi laureado com o Nobel de Economia, defendendo a tese de que os preços de ações e imóveis oscilam demais para serem explicados por investidores racionais que reagem simplesmente a cada mudança de fundamentos.

Segundo ele, as bolhas são explicadas pela aleatoriedade dos mercados, e isso porque os mercados reagem à novas informações e estas são imprevisíveis.

“Parecia uma mitologia para mim. A ideia de que as pessoas otimizam, de forma calculista, e estão prontas para atualizar suas informações, isso é verdade, talvez de uma pequena fração de 1% das pessoas. Mas isso não vai explicar todo o mercado“ diz Shiller.

Em última análise, os investidores e outros participantes do mercado se movem juntos, quer queira ou não.

“As pessoas pensam em si mesmas como pensadores originais, quando, na verdade, a maioria de seus pensamentos foi transmitida a eles a partir de outras pessoas— salientou Shiller.“ São as histórias, acrescenta, que ressoam na gente, informação não racional como estatística ou teoria. Você ainda pode memorizar números, é claro, mas você precisa de histórias. Por exemplo, os mercados financeiros geram toneladas de números (dividendos, preços, etc), mas eles não significam nada para nós, explicou o Nobel, que é casado com uma psicóloga. Nós precisamos de uma história ou de uma teoria, mas histórias vêm em primeiro lugar. A maioria das pessoas realmente não vai atrás da teoria.

Tendo isso em mente, Shiller acredita que investidores podem se beneficiar muito de planejadores financeiros. Quando perguntado se investidores têm capacidade de escolher ações vencedoras sozinhos ou se é mais prudente comprarem índices, o economista reage: “Eu sugiro às pessoas obterem um consultor financeiro. Isso faz sentido para mim. É bem verdade que algumas pessoas podem investir em ações vencedoras, mas não é trivial. É um jogo competitivo. Algumas pessoas podem jogar em um torneio de xadrez muito bem, mas eu não estou recomendando que você entre em um torneio de xadrez , se você não for realmente profissional, ou você vai perder. Assim, a maioria das pessoas, tentando escolher sozinhas seus investimentos podem cometer erros, porque é um mercado superpovoado. É difícil. Você tem que ser realista sobre o quão experiente você é.”

Segundo ele, há uma diferença entre os mercados financeiros e imobiliários. Se você está pensando em comprar imóveis e alugá-lo, ou reforma-lo e vendê-lo, esse é o tipo de mercado que está menos povoado por especialistas. Para alguém que conhece a cidade, que sabe fazer negócios, Shiller endossa a aposta.

Agora, a conta que você precisa fazer é: Quanto vai lhe custar utilizar um planejador financeiro e o quanto isso vai me gerar de fato de ganho?  Se o saldo for positivo, vá em frente e escolha bem seu planejador!

Avalie a necessidade de um planejador financeiro no seu caso, e bons investimentos!

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil do blogueiro

É especialista em alocação de recursos de clientes de alta renda e tem 10 anos de experiência no mercado financeiro. blogliviamansur@gmail.com