Fechar Ads

O lado bom da bolha

a calorosa discussão sobre a bolha está ajudando a derrubar um mito
Por  Arthur Vieira de Moraes
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O assunto bolha move paixões polares, tipo gremistas e colorados no Rio Grande do Sul ou garantidos e caprichosos no Amazonas. Cada um já tem sua opinião sobre o tema. Eu também tenho a minha e ao revelá-la apenas passarei a ser ofendido pela “torcida rival”, ninguém vai mudar de opinião por causa da minha. Qual das duas “torcidas” está certa só o tempo dirá, mas uma coisa de bom essa discussão trouxe, está ajudando a derrubar um mito: que imóvel não desvaloriza.

Imóvel é um ativo como qualquer outro, que valoriza ou desvaloriza conforme as condições de mercado e não há nada que garanta que o investimento é seguro. Aliás, é cheio de riscos. Porém, ao longo desses 15 anos de mercado, centenas de vezes já ouvi pessoas dizendo que imóvel nunca desvaloriza, que sempre repõe a inflação e é um investimento muito seguro.

Eu diria que até dois anos atrás essa era a opinião que reinava no nosso país, o mito que imóvel não desvaloriza nunca. Mas desde que a crença na existência de uma bolha imobiliária ganhou força, muitos (não sei dizer se a maioria) passam a afirmar que os preços vão cair. Uma notável mudança de postura que vai derrubando a antiga crença popular.

Portanto embora eu já esteja um tanto cansado dessa discussão, me alegra notar o lado bom da bolha, ou seja, que muitos perceberam o óbvio, que imóvel pode sim desvalorizar.

Isso é importante porque traz mais clareza e racionalidade ao ambiente de negócios. Imóvel é um bom investimento, talvez o mais antigo e tradicional de todos, mas é apenas mais uma classe de ativos e oferece riscos, inclusive de desvalorização, como quaisquer outros ativos (ações, FII, ouro, gado, títulos de renda fixa etc.).

Imóvel nunca foi nem será um “investimento seguro” porque isso simplesmente não existe. Investir implica em correr riscos, investir bem implica em conhecer os riscos e oportunidades de cada classe de ativos, evitar riscos desnecessários e dirimir os aceitáveis. Aquele que investe em imóvel (ou FII) por acreditar que não desvalorizará nunca ignora um risco elementar e vai precisar de muita sorte para não se arrepender.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A discussão sobre a bolha já se tornou passional, mas contribuiu muito para trazer racionalidade ao mercado imobiliário.

Minha opinião? Sou dos que nega a existência da bolha, pelos mesmos motivos que você já ouviu por aí, mas acredito que o preço dos imóveis deve cair moderadamente. Sim, há uma enorme diferença entre uma coisa e outra.

Mas o que importa é que cada vez mais gente se dá conta que imóvel também desvaloriza!

Compartilhe

Mais de Blog dos Fundos Imobiliários