Tempos de saber manter os imóveis e ter Renda

Sempre digo que qualquer a analise de investimentos deve levar em consideração não somente os movimentos da economia,  mas também os aspectos culturais e anseios de investidores, tanto corporativos, quanto das pessoas físicas, que tanto necessitam de orientação e dicas para garantirem seu futuro. Em todo mundo os imóveis assim como qualquer ativo, passam por ciclos. Especialmente no Brasil onde a politica de crédito se mistura com a politica de controle inflacionário, aqueles investidores que adquiriram imóveis pensando simplesmente em valorização não terão a mesma facilidade ou liquidez de saída para seu investimento. Isto leva a necessidade de estar preparados para operarem no mercado de Locação Residencial com todas as suas peculiaridades.
Blog por Fabiano Cordaro  

Sendo o mercado imobiliário residencial o destino de recursos de centenas de Milhares de investidores em todo mundo, vem a seguinte pergunta: Será que todos eles estão preparados para operar no mercado de Locação?

Para operar bem neste mercado de Locação Residencial o investidor precisa estar capitalizado e preparado para períodos de falta de liquidez, onde ele não poderá recuperar seu capital em períodos que podem variar de 1 a 5 anos. Além disso, caso ele opte por locar seu imóvel, ele também terá que arcar sozinho com todos os custos da administração e manutenção do seu bem. Principalmente nos dias de hoje onde a exigência por mobília, por prazos mais curtos, e a existência de um administrador de credibilidade se tornam cada vez mais necessários.

Aliado a este fato, uma nova onda de sites de busca como vem, aos poucos, aumentando a competição aos tradicionais imobiliárias e corretoras que trabalham com placas no local e visitas com os clientes. Profissionalizando assim o novo mercado para a nova geração tanto de Locatários, quanto de Proprietários de Locação por temporada.

No Mercado Americano, onde todos acompanharam a crise de 2008, já surgiram quase 50 empresas de capital aberto de Locação Residencial que estão oferecendo um excelente padrão de qualidade a seus locatários.

Porém este mercado de locação residencial quando está aliado a bons serviços prestados pelo condomínio,  uma excelente qualidade na manutenção e administração dos imóveis, reserva e contratação on-line, feitas através de uma Administradora de Imóveis nesta modalidade, ele passa a abocanhar uma grande fatia do mercado de Moradia de Temporada e Turismo de Negócios, que geralmente conseguem preços muito superiores ao mercado tradicional de locação residencial.

Em cidades como Londres, Nova Iorque e também em São Paulo, ex: (www.sampahousing.com), empresas de Administração de imóveis já oferecem esta credibilidade para complementar o que falta a estes sites. 

Estas empresas aliam a facilidade da locação rápida, com a confiabilidade para quem busca um padrão de atendimento e até serviços como Limpeza, colocação de utensílios, assessórios limpos e higienizados, bem como a manutenção ao imóvel.

Boa renda !

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil do blogueiro

É engenheiro de produção pela Poli-USP, com especialização na FGV-SP e MBA pela Fundação Dom Cabral. Tem 20 anos de experiência profissional no setor imobiliário ou em multinacionais instaladas no Brasil e no exterior. Atua como CFO e membro do conselho do grupo Vitacon e administra uma carteira Imobiliária.