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De olho nos Millennials...

Seguradoras e corretores têm que rever suas práticas e estratégias de vendas, tendo em vista às grandes mudanças de comportamento de consumo, principalmente nas duas últimas gerações.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

A indústria de seguros está enfrentando desafios de marketing impostos por uma mudança de mercado na demanda dos clientes em relação aos processos de negócios digitais.  Millennials em particular estão chamando a atenção dos profissionais de marketing e por boas razões. Atualmente, a geração do milênio (de 21 a 35 anos) representa 25% da população mundial e, em 2025, representará 75% da força de trabalho. Dadas essas estatísticas, fica claro que essa geração oferece uma enorme oportunidade de negócios para provedores de seguros.

De acordo com o World Insurance Report de 2016, os millennials geralmente estão insatisfeitos com a  experiência como clientes do mercado segurador.

Por esse motivo, os provedores dos serviços, quer sejam seguradoras ou corretores, precisam revisitar estratégias, prioridades , modos de prospecção e distribuição de seus seguros.

A primeira prioridade para direcionar a geração do milênio é digitalizar estratégias de marketing e simplificar a experiência do cliente.  Uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo, além de permitir que uma marca se posicione em mídias sociais relevantes, oferece uma plataforma para as seguradoras criarem e promoverem conteúdo atraente para o público-alvo. O marketing de conteúdo permite que as marcas capturem a atenção dessa geração, segmentem seu público-alvo e escolham as plataformas mais eficazes para engajar clientes e aumentar as taxas de conversão.

A escuta social permite que as marcas gerem percepções do consumidor úteis para entender o tipo de conteúdo mais apreciado pelo público-alvo. 

Outro ponto de atenção é que a geração Millennials está acostumada à economia colaborativa. Para envolver essa fatia de consumidores com sucesso, as seguradoras devem considerar esse novo modelo de negócios como uma opção viável e lucrativa. 

 “Pessoas influenciam pessoas. Nada é mais influente que uma recomendação de alguém de confiança. Essa fonte confiável pode influenciar uma pessoa mais do que qualquer tipo de mensagem em qualquer meio tradicional. Um influenciador é o santo graal da publicidade.” Dito por Mark Zuckeberg, em 2017, antevendo uma mudança de comportamento do algoritmo do Facebook. Para essa geração importa muito  o boca-a-boca ,  a indicação e referência são peças chave na tomada de decisão para os Millennials.

Em resumo o mercado segurador tem um grande desafio de adequar o negócio “seguro”, que por si só não é ameno , às percepções de valores e aos canais da atual  geração que consome.

 

Até a próxima!

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

 

perfil do autor

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Rafael Monsores

Chief Sales Officer e Co-founder na Mobdiq e professor da Funenseg

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