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Vem para o Clube!

Atenção especial para os Clubes de assinatura , modelo que fatura mais de US$ 10 bilhões por ano nos EUA, e que no Brasil começa a crescer e gerar números interessantes.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

Diversificando um pouco os assuntos abordados ultimamente, hoje falo de um tema ligado ao mercado como um todo.

Um novo modelo de negócio interessante que tem se consolidado no mercado são os clubes de assinatura. O modelo não é inédito, mas nos últimos anos ganhou destaque justamente por conseguir atender o desejo do consumidor de conhecer novos produtos e variedades de algo que gosta sem precisar sair de casa e muito menos dispensar tempo para escolher ou encomendá-los.

Esse é um segmento que existe nos EUA há alguns anos, fatura mais de US$ 10 bilhões por ano e contabiliza mais de cinco mil clubes. Aqui no Brasil, por exemplo, o mercado começa a crescer e ganhar tração. A recém-criada Associação Brasileira dos Clubes de Assinatura estima que existem, aproximadamente, 350 empresas focadas nesse modelo de negócio. Só em 2016, o setor atingiu um faturamento próximo de R$ 400 milhões.

A proposta de levar ao consumidor um mix de novidades mensais de variados segmentos, como bebidas, alimentação, beleza, pet, games, assistências, brinquedos e até livros, também chamou a atenção de grandes marcas.

Os programas de indicação estão inseridos em mais um mercado com potencial de crescimento. Com as transações cada vez mais digitais, as pessoas têm procurado referência de outros compradores antes de realizar qualquer compra ou contratação de serviço.

Esse comportamento abriu portas para que o segmento, já existente, fosse remodelado e criou-se uma comunicação mais prática que conecta, em poucos cliques, a empresa ao potencial cliente.

Se avaliarmos os modelos de negócios citados, são propostas pautadas no mercado de consumo atual, ou seja, consumidores muito conectados que procuram praticidade e, principalmente, segurança para conhecer e contratar novos produtos/serviços.

A nós, cabe a incansável lição de casa de acompanhar o comportamento dessa nova geração, para que possamos entender cada vez mais suas necessidades e anseios, e a partir disso moldar nossos serviços. Não podemos esquecer que o mercado não é o mesmo há alguns anos, pois a tecnologia muda com uma velocidade considerável e isso exige muita atenção das empresas para inovar e sair na frente dos concorrentes.

As mudanças de comportamento e de consumo demandam estratégias mais criativas, já que o que funciona hoje pode não funcionar amanhã. Por isso, na maioria das vezes é necessário preparar-se para aprovar e descartar diariamente novos projetos e processos. Mais do que nunca as marcas são direcionadas pelos clientes e quem for capaz de oferecer a eles excelência e utilidade de maneira prática e rápida, terá grande destaque.

E aí, você está preparado para encarar o desafio?

Até a próxima!

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perfil do autor

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Rafael Monsores

Chief Sales Officer e Co-founder na Mobdiq e professor da Funenseg

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