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O “Futuro” que já é Hoje!

Em ebulição contínua e rápido demais, os mercados se remodelam norteados principalmente pelas novas relações de consumo.  Se pararmos para observar, descobriremos que o que pensamos ser o "futuro", já está acontecendo HOJE!
Por  Rafael Monsores
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Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

De acordo com dados da CNseg – Confederação Nacional das Seguradoras, o mercado de seguros representou 6,4% do PIB brasileiro em 2016, com aproximadamente R$360 bi em volume de prêmio. Esse número mostra um significativo crescimento do segmento, apesar da crise que se instalou no país. Se pararmos para pensar, com a transformação tecnológica que estamos vivendo, é possível vislumbrar um desenvolvimento ainda maior desse mercado.

A mudança nos hábitos digitais dos consumidores, por exemplo, tem feito com que empresas reinventem seus processos e até mesmo modifiquem seusmodelos de negócios para atender as novas necessidades da sociedade.Por isso vemos que o mercado de seguros tem se modernizado a cada ano, com o surgimento de novas startups, que nascem com o objetivo de revolucionar e aprimorar a área.

O relatório publicado em dezembro de 2016 pela FTPartners, empresa de bancos de investimento de San Francisco, indica que o interesse pelasinsurtechs, startups especializadas em seguros, aumentou 800% no período de janeiro de 2015 a maio de 2016. Esses números mostram que o mercado está em constante evolução e crescimento e ficar antenado é de extrema importância para que seu negócio não fique para trás.

Um ponto que acredito que seja essencial é os corretores de seguros encontrarem diferentes formas de interação para alcançar o novo consumidor. O que quero dizer é que as novas tecnologias estão aí para ajudar nesse quesito, proporcionando fácil acesso e uma capilaridade ainda maior que qualquer outro canal de vendas.

Hoje, encontramos corretoras online que além de facilitar o acesso, realizam cotação de apólices de seguros; ferramentas são desenvolvidas de maneira que as seguradoras consigam gerir melhor sua carteira de clientes, sem contar que ainda é possível utilizar aplicativos como canais alternativos de vendas. O segmento anda bastante evoluído e se atentar a essas novas tendências é muito importante para conseguir impactar o seu público-alvo.

No exterior, por exemplo, o corretor de seguros é um representante dos interesses do segurado frente à seguradora.No Brasil, o cenário é diferente, pois o profissional ainda é visto apenas como um intermediador de contratos, o que nem sempre é verdade, pois suas funções vão além do consultor, sendo verdadeiros analistas de risco, administradores e renovadores do contrato de seguro.

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Por isso é importante o corretor assumir um papel estratégico no mercado, pois ao mesmo tempo que está próximo ao cliente, também auxilia às seguradoras no desenvolvimento de diferentes produtos e identificação de novos nichos de mercado.Sabemos que o mercado brasileiro ainda está preso a sistemas arcaicos, ineficientes e complexos de serem inseridos no mundo digital. Mas acredito que esse é o momento de disrupção e temos um ecossistema inteiro de oportunidades que podemos explorar ao máximo. Basta deixar a insegurança de lado, traçar a melhor estratégia e mergulhar no universo digital.

 

Até a próxima!

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