Fechar Ads

Errou, prejudicou, tem cobertura!

Se você, de alguma forma no exercício de sua profissão, ainda que involuntariamente, pode causar risco a alguém, deve pensar na contratação desse seguro.
Por  Rafael Monsores
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

A Responsabilidade Civil é a obrigação de reparar um prejuízo ou dano causado por uma pessoa a outra, e está presente em todas as atividades humanas.

Toda a atividade empresarial ou profissional também pode ser responsabilizada por algum dano ou prejuízo causado na prestação dos seus serviços, independente da culpa.

O seguro de responsabilidade civil profissional, conhecido como E&O (Erros e Omissões ou Errors & Omissions, em inglês), tem como objetivo principal garantir o reembolso das reclamações de consumidores, usuários e clientes que recorrem às vias judiciais contra danos materiais, corporais ou morais de ações ou omissões involuntárias, decorrentes da prestação de serviços profissionais. 

As atividades cobertas pela Responsabilidade Civil Profissional são sempre aquelas que têm um código de ética ou um estatuto oficial, estabelecidos pelos conselhos e ordens profissionais que regulamentam as respectivas profissões.

Algumas modalidades individuais de Responsabilidade Civil Profissional ainda são inexistentes no país, embora sejam comercializadas no exterior. Entre essas, destacam-se apólices para escritores, corretores de valores, babás, cabeleireiros, padeiros e açougueiros, entre outros, que ainda precisam ser estruturadas de acordo com o perfil de risco brasileiro.

No Brasil as 4 áreas de atuação com maior habitualidade na contratação do seguro de Responsabilidade Civil Profissional são: Área Médica, Contábil, Jurídica e de Engenharia, que geralmente em suas apólices têm as coberturas para:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Responsabilidade por ato, erro ou omissão no exercício da profissão;
  • Responsabilidade Solidária por atos danosos de subcontratados;
  • Custos de defesa (esfera judicial, administrativa ou arbitral);
  • Danos morais;
  • Extravio, roubo ou furto de documentos de clientes ou terceiros incluindo registros de informática;
  • Violação de direitos de propriedade intelectual;
  • Difamação, calúnia e injúria.

Em resumo esse seguro trata-se de uma ferramenta de mitigação de riscos, que protege a atividade profissional, transferindo riscos a um custo acessível. 

 

Até a próxima!!!

Compartilhe

Mais de Seguros e mercado

Seguros e mercado

De olho nos Millennials…

Seguradoras e corretores têm que rever suas práticas e estratégias de vendas, tendo em vista às grandes mudanças de comportamento de consumo, principalmente nas duas últimas gerações.
Seguros e mercado

Vem para o Clube!

Atenção especial para os Clubes de assinatura , modelo que fatura mais de US$ 10 bilhões por ano nos EUA, e que no Brasil começa a crescer e gerar números interessantes.