Fechar Ads

Dia dos pais: um teste financeiro para pais e filhos

Você é pai ou filho? Está na hora de descobrir se a educação financeira faz parte da sua família
Por  Reinaldo Domingos -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Muitos filhos ainda não sabem como se planejar financeiramente para dar um belo presente para os pais. Os pais, por sua vez, em sua maioria, também não possuem hábitos corretos em relação ao dinheiro.

Sendo assim, que tal pais e filhos descobrirem hoje qual o nível de conhecimento de vocês sobre o uso e à administração dos recursos financeiros da família e receberem orientações do que fazer em cada caso? Então, respondam com sinceridade às questões a seguir:

1. Seu pai controla os ganhos e gastos dele?

a) ( ) Registra periodicamente todos os pequenos e grandes gastos e ganhos detalhadamente, separando por tipo de despesas / rendimentos;

b) ( ) Registra somente os grandes ganhos e despesas;

c) ( ) Começa o mês anotando, mas não conclui ou deixa alguns itens sem anotar;

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

d) ( ) Não registra seus gastos e ganhos em nenhum período do ano.

2. Sobre as contas da casa, como sua família se relaciona?

a) ( ) Todos se reúnem para realização de um planejamento conjunto, relacionar os sonhos e objetivos e decidir como guardar dinheiro para estes;

b) ( ) Apenas seu pai e sua mãe se reúnem e a última palavra sobre os gastos é sempre do seu pai;

c) ( ) Seu pai decide e faz as contas sozinho e define qual a cota para o restante da família;

d) ( ) Na verdade, não existe nenhuma forma de controle, vamos nos ajustando da melhor forma possível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3. Como seu pai costuma pagar as compras?

a) ( ) Sempre pesquisa o preço à vista do produto, pede desconto ou parcela sem juros, observando a disponibilidade do orçamento;

b) ( ) Sempre pesquisa o preço do produto e faz o pagamento parcelado;

c) ( ) Costuma usar cheque pré-datado, crediário e parcelamento no cartão, mas somente quando compra mais do que deveria;

d) ( ) Sempre opta pelo parcelamento, crediário e pelo cheque pré-datado por falta de disponibilidade financeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

4. Seu pai pensa em sonhos e objetivos de curto (até um ano), médio (de uma a dez anos) e longo prazos (acima de dez anos)?

a) ( ) Sim, sempre faz reflexão e registra  em um lugar que possa lembrar (agenda, caderno ou arquivo no computador);

b) ( ) Sim, sempre faz esta reflexão mas não registra;

c) ( ) Somente faz planos de curto prazo;

d) ( ) Não tem claramente seus sonhos de curto, médio e longo prazos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5. Seu pai utiliza um controle do orçamento financeiro que prioriza uma reserva de dinheiro mensal para a realização de sonhos?

a) (  ) Sim, reserva dinheiro mensalmente para os sonhos da família de curto, médio e longo prazos;

b) (  ) Faz orçamento mensal financeiro, mas não prioriza sonhos;

c) (  ) Utiliza orçamento, mas não preenche todos os meses;

d) (  ) Ele não faz orçamento financeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

6. Onde ele investe o dinheiro guardado?

a) ( ) Guarda dinheiro aplicando no mercado financeiro (bancos, bolsas, previdência privada, etc.). De acordo com o tempo dos sonhos (curto, médio e longo prazos);

b) ( ) Investe em imóveis para alugar e para aumentar o patrimônio;

c) ( ) Investe em títulos de capitalização e ações com perfil arrojado;

d) ( ) Nunca sobra dinheiro para investir.

7. Se seu pai ficar desempregado ou deixar de ter um rendimento a partir de hoje, por quanto tempo ele consegue manter o mesmo padrão de vida?

a) ( ) Por 20 ou 30 anos;

b) ( ) Por até 10 anos;

c) ( ) Por menos de 01 ano;

d) ( ) Por, no máximo, um mês ou nem isso.

8. Seu pai já fez um diagnóstico financeiro?

a) ( ) Uma vez por ano faz essa análise (diagnóstico), registra o que ganha e o que gasta e faz uma reunião familiar;

b) ( ) Faz a análise, mas não registra em nenhum lugar;

c) ( ) Faz essa análise quando está em situação de desequilíbrio financeiro;

d) ( ) Nunca fez um diagnóstico financeiro, nem se reúne com a família para falar sobre dinheiro.

9. Quando seu pai recebe o salário e ganhos mensais, ele:

a) ( ) Reserva (guarda) 10%, 20% ou mais dos ganhos mensais para a realização dos sonhos;

b) ( ) Reserva (guarda) 10% dos ganhos, mas ainda não sabe como utilizar essa reserva;

c) ( ) Não costuma guardar dinheiro, porém está equilibrado financeiramente;

d) ( ) Não guarda dinheiro, porque não consegue pagar todas as despesas do mês.

10. Quando sua família vai ao supermercado:

a) ( ) Segue uma lista com quantidade e itens, pesquisa os preços antes de ir ao supermercado e leva encartes da concorrência para baixar preços. Sempre respeita o orçamento mensal para a alimentação;

b) ( ) Às vezes, seguimos uma lista de compras e costumamos pesquisar alguns preços e marcas mais baratas no próprio supermercado;

c) ( ) Tem-se uma ideia do que comprar, mas não costuma pesquisar preços;

d) ( ) Não seguimos lista e compramos os produtos que mais gostamos. Geralmente compramos alguns lançamentos.

RESULTADOS

A = 20

B = 15

C = 10

D = 05

De 160 a 200

Educado Financeiramente – Seu pai é um exemplo a ser seguido. Suas respostas mostraram que ele tem um elevado grau de educação financeira. A forma e o comportamento de como ele lida com dinheiro está correta. Inspire-se nele. O teste aponta que ele pode ter um futuro promissor como propagador de aprendizados fundamentais para quem quer continuar realizando sonhos, como a independência financeira, e também auxiliar pessoas próximas a inserirem em suas vidas a educação financeira.

De 110 a 155

A caminho da educação financeira – Seu pai está em um bom caminho para alcançar a sustentabilidade financeira, porém necessita estruturar melhor seus controles financeiros, estabelecer e priorizar seus sonhos. Que tal dar uma forcinha para ele aperfeiçoar sua educação financeira? Há diversos livros, cursos e palestras sobre o tema – algumas até online e gratuitas.

De 70 a 105

Estado de alerta – Seu pai tem um comportamento de risco na relação com dinheiro. Você pode ajudá-lo lendo e compartilhando com ele conhecimentos sobre educação financeira. Seguindo alguns passos básicos, você, ele e sua família conseguirão visualizar e estabelecer prioridades e controles que possibilitarão o equilíbrio das finanças, a realização dos sonhos e a conquista da tão sonhada independência financeira.

De 50 a 65

Estado crítico de atenção – Seu pai tem grande chance de ficar endividado e até inadimplente (se é que já não está) e, pior, frustrado por não estar realizando alguns de seus sonhos materiais, além de estar distante de uma aposentadoria sustentável financeiramente. Mas sempre existe uma saída e, com a sua ajuda, pode ficar mais fácil reverter algumas situações já críticas. O caminho é um só: educação financeira, fazendo um diagnóstico financeiro, planejando gastos e estabelecendo prioridades, sem perder o foco de seus sonhos e objetivos. Não há situação ruim que não possa ser mudada, só é preciso persistência.

Garanta a independência financeira da sua família: abra uma conta de investimentos na XP – é de graça!

Reinaldo Domingos Reinaldo Domingos é presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), autor de vários livros e criador da Metodologia DSOP de Educação Financeira.

Compartilhe

Mais de Finanças em casa

Finanças em casa

Apenas 9% dos brasileiros conseguem pagar as despesas de início de ano

O ano já começou e para não comprometer as finanças logo em janeiro é preciso se planejar, mas diante da situação financeira atual do brasileiro, sabemos que não é simples. Prova disso é uma recente pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apenas 9% dos brasileiros conseguem pagar as despesas de início de ano com o que recebem.
Finanças em casa

Mega-Sena da Virada ou investimento: o que é melhor?

Todo fim de ano a cena se repete: filas enormes para fazer aquela "fezinha" na Mega-Sena da Virada em todas as lotéricas do país. Neste ano, o prêmio é o maior da história, sendo R$ 280 milhões, e por isso muitos apostam também a esperança de resolver, de uma vez por todas, a vida financeira.
Finanças em casa

Saúde Física x Saúde Jurídica: a importância do equilíbrio

Sempre gosto de ponderar que é preciso haver um equilíbrio em tudo o que fazemos e com a nossa saúde não poderia ser diferente. Aprofundo mais essa questão em meu livro Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar, lançado no fim de Novembro. É imprescindível dar a mesma atenção à saúde física e jurídica. 
Finanças em casa

Planejamento é a chave para as contas de início de ano

Mesmo que a taxa de desemprego tenha diminuído para 11,9% no mês de setembro, ainda são 12,5 milhões de brasileiros sem trabalho de acordo com os últimos números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A falta de renda também se reflete no grande número de inadimplentes – cerca de 63 milhões, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgados neste mês de novembro. Diante deste cenário preocupante, as contas típicas de início de ano das famílias, se não forem analisadas com cautela, podem causar um grande desequilíbrio no orçamento.
Finanças em casa

Conheça os caminhos para empreender de forma vitoriosa

Sabemos que a palavra “empreendedorismo“ sempre esteve muito ligada ao campo empresarial, mas ao longo do tempo percebi que o ato de empreender não se restringe apenas a isso, mas permeia todo o nosso cotidiano. É partindo deste entendimento que o meu novo livro Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar se desenvolve.
Finanças em casa

Pesquisa comprova: brasileiros ainda dependem do INSS

Quase metade dos brasileiros esperam depender apenas com os recursos da Previdência Social (INSS) para se manter na aposentadoria. É o que atesta uma pesquisa recente do Datafolha, encomendada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima)
Finanças em casa

13º dos aposentados: caminhos para a melhor utilização

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a partir do dia 27 deste mês a primeira parcela do 13º salário, que corresponde a 50% do valor. Com esse dinheiro extra em mãos, muitos beneficiários podem se perguntar qual o melhor destino: quitar dívidas, consumir ou investir?
Finanças em casa

Maioria dos colaboradores brasileiros enfrentam dificuldades financeiras

Em pesquisa divulgada recentemente pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), em parceria com a Unicamp e o Instituto Axxus, revelou-se que apenas 16% dos colaboradores brasileiros são capacitados financeiramente. Já 84% dos entrevistados enfrentam dificuldades para lidar com o dinheiro, sofrem prejuízos ou não entendem de finanças.
Finanças em casa

Não deixe os juros dominarem a sua vida financeira

Nesta semana, uma pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), constatou que no ano passado as famílias brasileiras gastaram R$ 354,6 bilhões apenas com o pagamento de juros. Esse número corresponde a 10% da renda anual, superando os gastos com energia elétrica, planos de saúde e educação, por exemplo.