Qual o verdadeiro patamar de rejeição a Dilma Rousseff?

Por #épolítica

Metodologias diferentes podem confundir e trazer resultados distintos. Não obstante, são formas diferentes de transformar em números um conceito teórico - a rejeição junto ao eleitorado. Cabe salientar suas diferenças e entender o que isto significa

Leia Mais

Vencida pela rejeição? Dilma avança, mas ataques prejudicam seu 2o turno

Por #épolítica

No Ibope mais recente, Dilma atingiu marca preocupante para qualquer postulante: 42% afirmam que não votariam nela de jeito nenhum. O mesmo levantamento aponta Marina com 26% e Aécio com 35%. Números desse tipo podem determinar "a vitória da rejeição em primeiro turno"

Leia Mais

Marina é igual a Collor? Crítica surte efeito, mas precisa ser medida

Por #épolítica

É de se duvidar do respeito que Marina Silva tem pelos partidos e pelos representantes eleitos, dada sua retórica sobre governar com "pessoas do bem" e seu histórico de migração entre legendas. Mas respeitar a maioria e os partidos não significa, necessariamente, ter em seu ministério a representação desta maioria

Leia Mais

Um giro pelos estados em busca da "nova política"

Por #épolítica

Um giro pelos estados mostra que nos pleitos para os governos estaduais não existe a nova política, ao menos é o que mostram as pesquisas, apesar das possibilidades de mudanças - se é que elas são necessárias.

Leia Mais

Dois cenários para a oposição, após o empate de Marina e Dilma

Por #épolítica

No cenário mais provável, a ação dos eleitores se desenha de modo mais estratégico, favorecendo Marina Silva. Este comportamento, que antecipa os resultados finais das ações dos eleitores, seria mais forte e provável se não houvesse a regra do segundo turno. Novos números sobre doações às coligações podem dar pistas deste movimento eleitoral.

Leia Mais

Marina Silva lidera com 2º turno, mas pode já ter chegado a seu teto

Por #épolítica

O céu de brigadeiro eleitoral proporcionado pela tragédia com Eduardo Campos chegou ao fim. Aécio Neves (PSDB) não está eliminado da disputa, tampouco a vitória sobre Dilma Rousseff (PT) no segundo turno é definitiva. Ainda assim, pode ser o suficiente para impedir mais dissidências no PSB, fortalecendo a candidatura de Marina.

Leia Mais

O problema de petistas e tucanos: como bater (em) Marina Silva?

Por #épolítica

Alheia aos dois polos das trincheiras políticas brasileiras, ela parece circular tranquilamente entre o tiroteio - pouco parece abalá-la. Aécio precisa vencê-la no primeiro turno; Dilma, no segundo.

Leia Mais

Jovens e insatisfeitos não bastam para Marina Silva chegar ao 2o turno

Por #épolítica

As intenções de voto em Marina residem nos grupos mais voláteis do eleitorado; candidata precisa se mostrar como opção para o eleitorado mais velho, o qual parece mais cioso das virtudes de PT e PSDB

Leia Mais

A tragédia imprevisível e a modificação das expectativas eleitorais

Por #épolítica

O retorno de Marina Silva torna a disputa eleitoral mais apertada e incerta. Caso o PSB consiga se coordenar internamente, existirá a primeira ameaça crível à polarização entre PSDB e PT no plano nacional - a qual deveria ser mantida com a concorrência de Campos em 2014.

Leia Mais

Aécio ou Dilma? Quem ganha e quem perde com a candidatura de Marina Silva

Por #épolítica

Descobrir qual o efeito da candidatura de Marina sobre a eleição no nordeste é um dos principais desafios neste momento

Leia Mais

Perfil dos blogueiros

Ivan Fernandes, doutor em Ciência Política pela USP, professor da UFABC e da Fundação Mario Covas. Atuou como pesquisador visitante na Universidade de Illinois em Urbana Champaign em 2012 e foi professor nos cursos de graduação em Direito e Relações Internacionais na FMU.

Vítor Oliveira é graduado em Relações Internacionais e mestre em Ciência Política, ambos pela USP. É consultor da Pulso Público - Relações Governamentais e professor da Fundação Mario Covas.

Humberto Dantas é mestre e doutor em Ciência Política pela USP, professor do Insper e coordenador de cursos de pós-graduação na FESP-SP e na FIPE-USP, além de apresentador da Rádio Estadão.
eh.polit@gmail.com