Wake Up America

Charles Schwab: como essa empresa norte americana reinventou o setor de invetimentos de todo um país na década de 80
Blog por Gabriel Bassanesi  

Olá leitores,

Imagina você o seguinte cenário: Inflação alta, passando dos 2 dígitos. Taxa de Juros acima dos 14%. Desemprego aumentando.

Isso parece o Governo Dilma? Talvez o governo do Fenando Henrique Cardoso? Collor recém eleito retendo a poupança do Brasileiro?

Errado, isso foi nos Estado Unidos. No final da década de 80, onde a política economia sofria uma instabilidade, principalmente pelos concorrentes da Europa Ocidental como Alemanha e outros competidores de grande peso como União Soviética e o Japão. O país também sofria bastante com a valorização do petróleo no final da década de 70.

Em um cenário como esse, quem iria empreender? Ninguém estava investindo em economia real, e todos os americanos deixavam o seu dinheiro no banco.

Parece familiar esse cenário?

Foi exatamente nesse clima que surgiu a Charles Schwab, uma corretora de valores americana, nascida fora do eixo Nova York – Boston. Iniciou-se então uma campanha que mudaria para sempre a forma do americano investir.

A Charles Schwab começa a campanha Wake Up America (Acorda América), que tinha como objetivo mostrar aos americanos que os bancos não são instituições financeiras para se investir, e sim para pagamento de contas e recebimento de salário.

Mas ela não fez essa campanha sozinha. Contou com a ajuda dos Financial Advisors que no Brasil se traduzem para o Assessor de Investimentos. Esses participantes do mercado foram essenciais para fortalecer a mudança. São eles que ajudam a educar os clientes, atendê-los de forma personalizada e mostrar porque uma corretora de plataforma aberta é melhor para se investir do que uma plataforma que vende apenas produtos de uma marca.

Se você hoje nos Estados unidos conversar com qualquer pessoa sobre investimentos, todos vão responder que lugar de investir não é um banco. Isso tudo, graças ao empreendedorismo dos Assessores de Investimento que juntos com uma corretora lutaram pelo futuro do mercado de investimentos americano.

Se você gostou desse texto, pode ler um pouco mais da história dessa empresa no livro “Charles Schwab: How One Company Beat Wall Street and Reinvented the Brokerage Industry”.

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil do autor

O mercado financeiro está cheio de oportunidades. E sem dúvida uma das profissões do futuro é o de Agente Autônomo de Investimentos. Agora, para fomentar o assunto e trocar experiências, Gabriel Bassanesi criou o blog Empreenda no Mercado Financeiro. Um espaço que tem como objetivo discutir as melhores formas de aproveitarmos os movimentos e novos cenários da nossa economia. Gabriel Bassanesi faz parte do time de novos negócios da XP Investimentos.
gabriel.bassanesi@xpi.com.br