Fechar Ads

Bolsonaro se envolve em polêmicas que tiram o foco da Previdência

Cientista político Leandro Machado aponta que as prioridades do Brasil no momento são as reformas da Previdência, do Estado e da estrutura tributária, além de segurança pública e o aumento urgente da qualidade da educações básica e fundamental
Por  Um Brasil
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

“O presidente [Jair Bolsonaro] tem se envolvido em polêmicas que, segundo analistas, tiram o foco da questão primordial no momento: a Reforma da Previdência.” A avaliação é do cientista político Leandro Machado, um dos fundadores do Movimento Agora e da consultoria Cause. “É uma reforma difícil de passar, mas é o tema mais importante, e não parece haver um foco do governo nisso”, acrescenta, durante entrevista ao UM BRASIL em parceria com o InfoMoney.

Além da Reforma da Previdência, o cientista político entende que as prioridades do Brasil são as reformas da estrutura tributária e do tamanho do Estado. “Não acredito em Estado mínimo, mas não dá para termos 20 mil cargos de livre nomeação só no Executivo Federal”, opina.

Leandro Machado também coloca a segurança pública entre os temas mais importantes para o País. “Foi a grande pauta da eleição. Bolsonaro se elegeu com essa bandeira de combate à corrupção e de segurança pública”, destaca.

Educação
O cientista político também ressalta a necessidade do aumento urgente da qualidade das educações básica e fundamental no Brasil. “Só assim haveria uma redução da desigualdade. Precisamos tirar muitos brasileiros da pobreza para o bem da Nação como um todo”, analisa.

Ele traça um paralelo importante, enfatizando novamente o desvio de foco. “Quando se está com uma doença grave, você não prioriza a unha encravada. E nós temos um problema grave na educação. Nossas crianças chegam analfabetas aos dez anos, quando deveriam estar craques em Português e Matemática. Você pode argumentar que o homeschooling [ensino em casa] precisa avançar, mas não é a questão principal. O grande ‘câncer’ é que não estamos dando uma educação adequada às nossas crianças. E não é pelos costumes, é pela falta de professor e de gestão escolar, entre muitos outros pontos”, destaca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Renovação e articulação políticas
“Os partidos pararam no tempo. Só pensam em eleger seus candidatos, arrecadar dinheiro e negociar horário na TV. Eles se esqueceram do povo e da renovação política. Isso está vindo da população”, diz Machado.

Segundo ele, o surgimento e o fortalecimento de movimentos como Agora, Acredito e RenovaBR, entre outros, “são um sintoma claro de que os partidos não fizeram nada na apresentação de novos líderes e de novas ideias”.

Após o vácuo de uma geração sem novas lideranças apresentadas para a sociedade, “agora há uma renovação às pressas por causa das redes sociais e da velocidade da tecnologia”.

Segundo o cientista político, a eleição de 2018 foi fundamental porque houve um clamor da sociedade por renovação política – já existente, mas, agora, acentuado –, e a renovação foi claramente percebida.

No entanto, ele aponta a necessidade de articulação política. Com a saída de grandes “caciques” do Congresso, o País ficou com um vácuo de lideranças experientes, e os novos líderes têm pela frente o desafio de “aprender” o processo legislativo “muito complexo e espinhoso no Brasil”. Segundo Machado, “há toda uma articulação necessária para que os projetos de lei e as ideias dos novos líderes prosperem”.

Um Brasil Convida empresários, especialistas, pensadores e acadêmicos de todo o mundo para análises precisas e aprofundadas sobre as questões mais importantes nos cenários econômico e político do País. Uma realização da FecomercioSP, a plataforma UM BRASIL reúne uma gama variada de visões, trabalha pelo aprimoramento do senso crítico do cidadão brasileiro e funciona como um hub plural de conexão de ideias transformadoras.

Compartilhe

Mais de UM BRASIL