Fechar Ads

Se há algo de podre em Brasília, é porque algo não vai bem na sociedade

Mestre em Jornalismo Político e em Comunicação Social, Maria Paula Carvalho diz que progresso do País depende de exigências da sociedade
Por  Um Brasil
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Apesar das dificuldades econômicas, o Brasil conquistou um avanço social importante nos últimos anos, que é a cobrança da sociedade por melhores serviços públicos. Contudo, da mesma forma que os brasileiros não aceitam voltar atrás em temas como a hiperinflação, o desemprego elevado e a ausência de democracia, a sociedade, se deseja um País melhor, não pode aliviar a exigência sobre os políticos. É o que diz a especialista em jornalismo político Maria Paula Carvalho.

Em entrevista ao UM BRASIL, ela ressalta que eventuais mudanças e o desenvolvimento do País devem ocorrer somente se a sociedade se esforçar por essas pautas. “O meu ponto de vista é de que o papel da sociedade é crucial na medida em que ela elege os políticos. Se temos um Congresso que hoje não nos agrada, ele é reflexo do que nós escolhemos para nós mesmos. Os políticos são um pouco o espelho da sociedade. Então, se há algo de podre em Brasília, é porque algo não vai bem na sociedade brasileira como um todo”, comenta Maria Paula.

A mestre em Jornalismo Político pela Columbia Graduate School of Journalism, de Nova York, e em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) afirma que a busca por um Brasil mais justo e eficiente passa por um maior envolvimento da sociedade no debate público. Do contrário, “é difícil que as coisas mudem, pois nos tornamos dependentes de políticos que legislam em causa própria”.

Com base nas entrevistas com acadêmicos que fez para o livro Brasil, a reconstrução: caminhos para um desenvolvimento sustentável, Maria Paula afirma que o País convive com uma “recorrente má governança que faz com que os brasileiros percam a esperança” no progresso nacional.

Ela reforça essa ideia citando que recentes conquistas sociais – como a diminuição da pobreza e a redução do desemprego na década passada – são postas em xeque por políticas públicas cujos resultados adversos prejudicam o avanço do País. “Falta discussão sobre quais são os reais problemas do Brasil”, afirma. “Precisamos parar de achar que alguém vai resolver os nossos problemas, seja a Justiça, seja o governador, seja o prefeito, seja o diretor da minha escola. Está na hora de os brasileiros fazerem alguma coisa pelo Brasil”, completa a jornalista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com otimismo, Maria Paula opina que, apesar da crise econômica nos últimos anos, a sociedade se tornou “mais consciente”, de modo que “não há mais espaço para roubalheira e corrupção no País”.

Um Brasil Convida empresários, especialistas, pensadores e acadêmicos de todo o mundo para análises precisas e aprofundadas sobre as questões mais importantes nos cenários econômico e político do País. Uma realização da FecomercioSP, a plataforma UM BRASIL reúne uma gama variada de visões, trabalha pelo aprimoramento do senso crítico do cidadão brasileiro e funciona como um hub plural de conexão de ideias transformadoras.

Compartilhe
Mais sobre

Mais de UM BRASIL