Fechar Ads

Uma Luz sobre o Legislativo

Diante do desafio constante de pensar, planejar e executar Políticas Públicas na área de Energia, como o Congresso Nacional está trabalhando os temas de energia?
Por  Danilo Amaral de Oliveira
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Está em pauta novamente o assunto Energia. Em debate estão assuntos polêmicos como a privatização da Eletrobras ou assuntos mais técnicos, por exemplo, o impacto do preço da tarifa de energia na inflação .

Diante do desafio constante de pensar, planejar e executar Políticas Públicas na área de Energia, como o Congresso Nacional está trabalhando este tema?

Mas antes, outro assunto de interesse da República, o dia do Churrasqueiro. Para a sessão do dia 14 de Novembro da Câmara Municipal de Vereadores de Araraquara/SP, o vereador Toninho do Mel do PT convidou toda a população da cidade para prestigiar a apreciação e aprovação do seu Projeto de Lei que, no fim, criou o dia do Churrasqueiro.

Será que teve churrasco depois da sessão?

Projetos de Lei sobre o tema Energia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde 2007, identificamos na base do sigalei, 668 Projetos de Lei apresentados, sendo que 80% foram de introduzidos na Câmara e os outros 20% no Senado.

Analisando os Projetos de Lei aprovados, identificamos que desde 2003, foram aprovados 23 proposições, sendo o ano de 2014 o ano que mais teve projetos aprovados, 6.

Até o momento, em 2017, ocorreram 42 audiência públicas sobre energia. Além disso, houve um reaquecimento do debate nos últimos meses, em Agosto ocorreram 14 audiências públicas para debater o tema Energia no Congresso Nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesse ano, o partido que mais solicitou Audiências Públicas foi o PT com 13 Audiências, e a instituição mais convidada a participar foi à ANEEL.

#forçaMel

Quando a imprensa local divulgou a notícia sobre o Projeto de Lei do dia do churrasqueiro, Toninho, do Mel, afirmou “Sou vítima de preconceito”. Toninho você não está sozinho, identificamos 121 Projetos à níveis federal e estadual criando datas comemorativas que também foram aprovados em 2017.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até a próxima e se for preparar churrasco, me chama!

Abs. @_oliveiradanilo

sigalei na mídia
Passos do Legislativo são desvendados por startup. Essa semana saiu uma matéria sobre o SigaLei no DCI. Leia mais >>

Compartilhe

Mais de Pensando Política

Pensando Política

América Latina: intensa agenda eleitoral em 2018

No próximo ano, os países da América Latina terão uma intensa agenda eleitoral. Eleições presidenciais ocorrerão na Costa Rica, Paraguai, Colômbia, México e Brasil. Declarações do presidente cubano Raúl Castro afirmam o seu compromisso em promover a transição e a transferência de poder para um novo presidente. Já na Venezuela a vitória do partido do […]
Pensando Política

RenovaBio, uma ótima política

Por: Donizete Tokarski, diretor-presidente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) Mario Campos, presidente da Associação da Indústria Sucroenergética de Minas Gerais (SIAMIG) Daniel Furlan, gerente de Economia da Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) Bruno Alves, colaborador do Pensando Política do InfoMoney
Pensando Política

O impacto das “fake news” nas eleições

Este artigo apresenta as experiências internacionais no monitoramento das fake news e discute como o Brasil pode lidar com o fenômeno na campanha eleitoral do próximo ano. Este é um processo complexo e dinâmico que envolve diversas estratégias e engajamento de diversos grupos sociais. Evitar as distorções geradas pela difusão de conteúdo falso será um importante passo para o fortalecimento da democracia.
Pensando Política

A crise do porto de Santos

O maior porto da América Latina tem uma deficiência secular na gestão da dragagem, o que prejudica a competitividade dos exportadores e a rentabilidade dos terminais portuários.