Blog InfoMoney

Panorama Político

Em blogs / economia-e-politica / panorama-politico

Governo Bolsonaro adota maior pragmatismo e consegue vitória importante no Congresso

Mais do que a aprovação em si, o que foi visto foi um governo funcionando como governo

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

Paulo Guedes e Bolsonaro
(Isac Nóbrega/PR)

O Congresso aprovou ontem à noite o projeto de lei nacional 4 de 2019, que abre R$ 248 bilhões em crédito suplementar para o governo cumprir a regra de ouro e arcar com gastos com benefícios.

A votação foi unânime (450 votos favoráveis na Câmara e 61 no Senado) menos de 6 horas após a Comissão Mista de Orçamento referendar o texto do relator Hildo Rocha (MDB-MA).

A unanimidade foi construída após o governo, por meio da Casa Civil, aceitar concessões impostas pela oposição e estabelecer um discurso de que, caso o PLN não fosse votado, seria de fato culpa da oposição. A atuação da líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann, foi essencial para a aprovação de maneira dominante.

Mais do que a aprovação em si, o que foi visto foi um governo funcionando como governo: fazendo acordos, cedendo em alguns pontos e cumprindo o combinado, inclusive com a oposição.

Ainda há insatisfações, claro, e os problemas não estão todos contornados, mas os relatos andam no sentido de que o Planalto tem agido de maneira mais pragmática em sua relação com o Legislativo.

O PLN 4 vai à sanção de Jair Bolsonaro.

Insira seu email abaixo e receba com exclusividade o Barômetro do Poder, um estudo mensal do InfoMoney com avaliações e projeções das principais casas de análise política do país:

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

 

perfil do autor

InfoMoney Blogs

Erich Decat

atua há 10 anos na cobertura política diária em Brasília, passando por veículos como Blog do Noblat/OGlobo, Correio Brasiliense, Folha de S.Paulo. De 2013 até 2017 trabalhou na editoria de política do Jornal Estado de S.Paulo. erich.decat@xpi.com.br

InfoMoney Blogs

Paulo Gama

Trabalhou 8 anos na editoria de política da Folha de S.Paulo. sendo 4 anos na coluna Painel. Venceu o Prêmio Folha de Reportagem em 2016 com série que mostrou atuação de ministro de Michel Temer em defesa de interesses privados no governo. paulo.gama@xpi.com.br

InfoMoney Blogs

Richard Back

Analista político da XP Investimentos. Atua na área política desde 2004, com nove anos em Brasília. Nos últimos cinco anos passou pela assessoria de importantes lideranças partidárias na Câmara dos Deputados. richard.back@gmail.com

InfoMoney Blogs

Victor Scalet

Faz análise de política com enfoque quantitativo na XP investimentos. Foi economista na BNP Paribas Asset Management por 6 anos. É mestre em economia pelo INSPER e atualmente cursa doutorado.

Contato