Fechar Ads

O mundo da fantasia da campanha presidencial acaba em fevereiro

A realidade do novo Presidente da República se impõe a partir de fevereiro quando acaba o recesso do Congresso. No Senado serão 54 "novos" senadores. A fantasia de campanha acaba e o novo mandatário terá que sentar com todos os "acusados" de fazer a velha política. Será inevitável, independente de quem ganhe o "plebiscito dos extremos".  
Por  Ivo Chermont
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Campanha presidencial é interessante e um tanto quanto ficcional. Os candidatos a presidente prometem, prometem e….esquecem de “negociar com os russos”. No caso, o Congresso Nacional. Como será a vida do próximo presidente? Será mesmo possível acabar com as velhas práticas?

Vamos analisar o Congresso Nacional e sua provável composição. Comecemos pelo Senado Federal.

O Senado é composto por 81 membros, cujos mandatos duram oito anos. Em 2018, 54 vagas estarão em disputa, enquanto outros 27 permanecem até 2022. Analisando as pesquisas Ibope por Estado, conseguimos ter uma estimativa aproximada do que será a composição do próximo Senado (ver gráfico abaixo) que Haddad ou Bolsonaro terão que negociar para aprovar as tão necessárias reformas constitucionais. Importante lembrar que é necessário que o presidente tenha 49 votos (60% de 81 senadores) para aprovação das mesmas.

Nós segmentamos os senadores em 5 grandes grupos para facilitar e simplificar a interpretação.

image002

Observando a composição acima, conseguimos inferir duas coisas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

(i) Se Haddad for presidente, e considerando que nunca existiu margem de negociação com PSDB e PPS, significa que o novo presidente teria como margem de negociação apenas 70 senadores. Ou seja, é inevitável que o PT volte a ter como parceiro o MDB ou os partidos do Centrão para obter os 60% de votos.

(ii) Se Bolsonaro vencer, a margem de manobra se reduz ainda mais. Usando como hipótese que os partidos de esquerda estarão todos eles na oposição, o presidente teria que negociar dentro de um universo de 62 senadores, sendo possível “perder” apenas mais 13 senadores. Ou seja, tanto MDB quanto o Centrão continuarão sendo peças fundamentais para a aprovação de reformas constitucionais.

Portanto, saber quem são os Ministros da Fazenda e Presidentes do BC dos favoritos a vencer a eleição é fundamental. Mas, uma informação tão importante quanto será identificar quem são os articuladores políticos do governo e sua capacidade de diálogo junto aos congressistas.

Em resumo, mesmo que na campanha os bordões da ética sejam muito bonitos e acompanhados de muito apoio popular, o fato concreto é que a partir de fevereiro, quem estiver sentado no Palácio do Planalto não conseguirá se livrar da ingrata tarefa de negociar com todos que foram acusados durante a campanha como “a velha política” e os que fazem o “toma lá da cá”. Bem vindo a 2019, o mundo da fantasia acabou.

*Ivo Chermont é sócio e economista-chefe da Quantitas Asset

As opiniões do autor refletem uma visão pessoal e não necessariamente da Instituição Quantitas Asset

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ivo Chermont Sócio e Economista-chefe da Quantitas Asset

Compartilhe
Mais sobre

Mais de Ivo Chermont

Ivo Chermont

Está na hora da política fiscal? Desafios em um mundo nacionalista

Em tempos de guerra comercial e taxas de juros zero ou negativas, parece ter pouco espaço de manobra para políticas monetárias estimulativas, restando às políticas fiscal e creditícia a tarefa de ressuscitar economias que parecem ter dificuldade de crescer mesmo com todo estímulo injetado na última década. EUA e China adotaram políticas de expansão nos últimos anos, enquanto que a Alemanha acumulou superávit. O continente precisará repensar seu modelo de crescimento baseado em exportações em um mundo cada vez mais nacionalista. 
Ivo Chermont

Guerra travada por EUA e China não é só comercial: ela é tecnológica

A guerra Trump-Xi subiu de tom. Há um tempo já se percebeu que não se trata de reduzir o déficit comercial dos americanos contra os chineses, mas de limitar a capacidade de um competidor global na tecnologia de ponta. Nessa reedição da guerra nas estrelas, os EUA parecem ter mais alavancagem, mas não vai ser simples exercê-la. Os chineses têm tempo, paciência e espaço de manobra econômica para aguentar por muito mais tempo. 
Ivo Chermont

O rio corre pro mar – os juros podem ir abaixo de 5% no Brasil?

Em julho, o Banco Central deve começar um novo ciclo de corte para o menor patamar de juros da nossa história. Mais importante do que isso, existe um ambiente positivo para que ele permaneça nesse patamar mais baixo por um longo tempo. Como diria nosso ministro da economia, "isso aqui tem um enorme risco de dar certo"