Fechar Ads

2019: Uma Odisseia Monetária

Mais uma vez nos voltaremos aos estímulos monetários via "QE" (Quantitative Easing) que implica no Fed imprimir dinheiro e utilizar esse dinheiro criado para comprar ativos
Por  Eduardo Cavendish
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Após um final de ano bastante tumultuado nos mercados globais, muito tem sido discutido sobre a atuação do Federal Reserve e o que esperar de 2019 da política monetária americana. Lembrando que no mês passado os membros do Fed decidiram por aumentar em 0,25% a taxa de referência da economia Americana para a banda de 2,25%-2,50%.

Abaixo a taxa de juros efetiva do FED em uma perspectiva histórica:

image001_(1)

(Fonte: https://fred.stlouisfed.org/graph/?id=FEDFUNDS)

Diferente do que muitos analistas acreditam e o próprio Fed declara, espero que não haja mais nenhuma alta dos juros americanos em 2019. Minha análise é que a economia real dos EUA já atingiu seu auge desse ciclo de crescimento e deve piorar rapidamente nos próximos trimestres.

Como pode ser observado nos gráficos abaixo, apesar dos EUA terem apresentado crescimento robusto nos últimos trimestres, a venda de veículos e unidades habitacionais vem demonstrando fraqueza, movimento que acredito irá se aprofundar no primeiro semestre de 2019 e afetar outros setores relevantes da economia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

image002_(1)

(Fonte: https://fred.stlouisfed.org/series/ALTSALES)

(Fonte: https://fred.stlouisfed.org/series/EXHOSLUSM495S)

Caso minha hipótese esteja correta e este tenha sido o último aumento de juros do ciclo, um grande problema se apresentará.

Quando comparamos esse ciclo de aperto monetário a outros, fica claro como esse tem sido completamente diferente. Trata-se do ciclo com a menor velocidade de alta nos juros, conforme pode ser visto no gráfico abaixo que separa os últimos ciclos de alta nos juros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

image008

Quando uma crise financeira acompanhada de recessão surge, os Bancos Centrais têm como principal ferramenta de combate o estímulo monetário via depreciação dos juros. Essa ferramenta foi utilizada nas últimas crises e creio que será utilizada na próxima que surgir.

Em crises anteriores foi comum o Fed reduzir os juros em pelo menos 3%. Dessa vez não teremos espaço para tal ajuste, pois implicaria nos juros entrarem em campo negativo e não creio que tal expediente seria aprovado pelos membros do Banco Central Americano.

Sendo assim, o que restará fazer?

Acredito que mais uma vez voltaremos aos estímulos monetários via “QE” (Quantitative Easing) que implica no Fed imprimir dinheiro e utilizar esse dinheiro criado para comprar ativos. Estes ativos adquiridos (em tese) sobem de preço e geram um efeito de enriquecimento nos investidores que se espalha para toda economia via aumento do consumo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na última crise foi necessário imprimir mais de U$ 3,5 trilhões via QE, além dos juros terem sido derrubados em 5%. Como teremos menos espaço para queda dos juros na próxima crise, eu estimo que precisaremos de muitos trilhões de dólares para reanimar a economia em um cenário de crise.

Ninguém sabe ao certo se os EUA terão uma crise financeira seguida de recessão em 2019, mas posso afirmar que a odisseia monetária de 2019 promete fortes emoções àqueles que acompanham os mercados.

Conte com a ajuda da melhor assessoria de investimentos do Brasil: abra uma conta na XP – é de graça!

 

Eduardo Cavendish Administrador formado pelo Insper, apaixonado por geopolítica e sócio na CIGA Invest. Sempre desafiando o senso comum

Compartilhe
Mais sobre

Mais de Eduardo Cavendish