O que homens podem aprender com mulheres sobre dinheiro

Como elas podem ajudar os homens a buscar um maior equilíbrio financeiro.
Blog por Thiago Alvarez  

Escrevi recentemente sobre uma conversa que tive com algumas mulheres bem-sucedidas aqui no GuiaBolso.com. Relatava alguns aprendizados que extraí e que poderiam ser ótimos para outras mulheres. Agora está na hora de falar sobre o que os homens poderiam aprender com elas.

1. Ser mais realista

Geralmente homens aceitam tomar mais riscos quando o assunto é dinheiro. Enquanto mulheres já pensam mais nos piores cenários. “E se eu não conseguir sustentar minha família, como farei com meus filhos?”

Homens poderiam se preocupar um pouco mais com dinheiro e acreditar menos em suas habilidades quando tratam de investimos com alto risco. Isso também significa buscar ajuda quando está com dúvidas. Antes de grandes gastos, também vale consultar bastante outras pessoas e principalmente familiares que sejam impactados pela decisão. "Eu não acreditei quando meu marido comprou um barco. E o pior é que foi um péssimo negócio. Ele depois o revendeu por metade do preço."

2. Explorar mais

As mulheres tendem a explorar e pesquisar mais quando fazem compras. Homens costumam ter uma mentalidade mais de ‘caçador’. Algo no estilo: Já sei o que quero então vou lá, acho e compro.

Explorando mais, homens podem encontrar preços melhores e outras opções de produtos, que não haviam pensado anteriormente. Isso pode levar a uma economia interessante ao final do mês. "Quando saio para comprar já tenho uma lista feita, mas não custa nada pesquisar antes e durante. Várias vezes acabo vendo que aquilo não fazia sentido para mim ou que havia uma opção mais barata e com um bom desconto."

3. Aproveitar mais pequenos gastos

Homens tendem a associar felicidade a gastos maiores: um carro novo, um barco, uma TV. Esses brinquedos são caros e podem atrapalhar muito um orçamento se não forem bem calculados e pensados. Enquanto isso, mulheres conseguem sentir prazer com gastos menores (ex: geralmente associados a seu bem-estar). "Eu reconheço que gasto com mais frequência que meu marido, mas são sempre valores pequenos e que somados ao final do mês não fazem diferença para meu orçamento. Nem se compara com o Home Theater que meu marido comprou recentemente."

4. Cuidar mais

Muitos homens mensuram seu sucesso pela quantidade de dinheiro que tem - são mais quantitativos. Enquanto isso, mulheres apreciam mais o lado qualitativo da vida – maternidade, cuidado com os outros, segurança. Nesse sentido, homens podem aprender a gastar mais com experiências que trarão a toda família uma felicidade maior. "As últimas férias foram tão boas. O melhor de tudo foi ver meu marido finalmente tendo tempo com nossos filhos. Meu filho mais velho precisava daquele momento com o pai." 

 

Acredito muito em equilíbrio na vida, então não estou falando que homens devem passar a agir igual a mulheres nem vice-versa. Mas repensar algumas prioridades pode fazer sentido para quem busca um maior bem-estar financeiro.

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil do blogueiro

É fundador do GuiaBolso.com, um site de controle financeiro automático e gratuito. Foi consultor da McKinsey & Company. thiago@guiabolso.com.br