A desorganização da seleção brasileira em dois gráficos

Uma análise dos passes feitos por David Luiz nos jogos contra Camarões e Alemanha.
Blog por Thiago Alvarez  

Aqui no GuiaBolso.com gostamos muito de trabalhar com dados. Também gostamos de organização, afinal nosso trabalho é ajudar as pessoas a organizarem sua vida financeira. Unindo essas duas vocações, montei dois gráficos que revelam bem a desorganização da nossa seleção.

Brasil x Camarões

O primeiro gráfico mostra os passes feitos por David Luiz na partida contra Camarões, quando ganhamos de 4 a 1. As setas azuis são passes corretos, e as vermelhas são passes errados. É bem clara a função tática dele nesse gráfico, mostrando sua posição principal como zagueiro cobrindo a parte esquerda do campo, e servindo de ligação nas diagonais. Nos outros jogos da seleção esse mesmo padrão acontece (confira aqui, aqui, aqui e aqui).

Brasil x Alemanha

 

Agora repare no gráfico abaixo o que aconteceu com os passes de David Luiz contra a Alemanha. Se acharem algum padrão me avisem.

Fonte dos dados: fourfourtwo.com / Análise: guiabolso.com

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil do blogueiro

É fundador do GuiaBolso.com, um site de controle financeiro automático e gratuito. Foi consultor da McKinsey & Company. thiago@guiabolso.com.br