3 atitudes que podem aumentar sua renda

Mudar seus hábitos de trabalho pensando a médio/longo prazo podem trazer maior tranquilidade financeira e um aumento no senso de realização.
Blog por Thiago Alvarez  

Num post recente, falei sobre algumas miopias financeiras. Uma delas é o foco muito grande em controlar as despesas e não dar a devida importância a atitudes que podem aumentar sua renda. E aumentar a renda não é bom apenas para te dar maior tranquilidade financeira, também pode melhorar como você enxerga sua vida. Uma pesquisa feita por Daniel Kahneman, prêmio Nobel de Economia, nos Estados Unidos, mostra que pessoas que recebem menos que 75 mil dólares por ano têm pior avaliação de suas vidas.

Mas como fazer para aumentar sua renda?

Abaixo, listo três coisas que você pode fazer para aumentar a renda em médio/longo prazo. São ações que você precisa fazer no seu dia-a-dia que trarão benefícios futuros, se você trabalha num lugar com o mínimo de meritocracia.

1. Busque um diferencial

Os seus colegas de trabalho enxergam em você alguma coisa que eles não têm? Eles te procuram quando estão precisando resolver algum problema porque sabem que apenas você consegue resolvê-lo?

Assim como na medicina, praticamente toda área de trabalho também tem especialidades e os especialistas são avidamente procurados pelo mercado de trabalho. Se você é um analista de mercado, conhece uma empresa mais que qualquer outro analista? Se você trabalha com vendas, tem algum produto que consiga vender como ninguém? Se você é um programador, existem frameworks, tecnologias, linguagens, fornecedores que você conhece a fundo?

Essa especialização e diferencial não costumam surgir do nada. Geralmente vem de um interesse genuíno e pela prática constante. Malcom Gladwell chama atenção para isso ao estudar pessoas brilhantes em suas áreas e ver que todas trabalharam por mais de 10.000 horas até realmente atingirem seu potencial.

Resumindo, encontre algo que você goste muito, que poucas pessoas sabem fazer e pratique de forma incessante.

2. Seja mais produtivo

Você consegue fazer muito mais que seus colegas no mesmo tempo de trabalho?

Em todo trabalho existe um tempo de aprendizado. No começo produz-se menos que outras pessoas e depois você vai ficando melhor com o tempo. Mas só esperar o tempo passar não é a melhor estratégia, não é mesmo? Sendo assim, aí vão algumas dicas para acelerar seu aprendizado e tornar-se cada vez mais produtivo:

- Identifique os colegas de trabalho mais produtivos e peça dicas, analise seus métodos de trabalho. Não tem nada melhor que já encurtar o aprendizado pela experiência, pegando dicas concretas com pessoas que já passaram pelo mesmo que você. Não esbarre no mito do talento: “Ah, aquele cara consegue vender muito porque nasceu para isso.” Isso pode ser parcialmente verdadeiro, entretanto, há sempre grandes lições a serem aprendidas com essas pessoas.

- Identifique pessoas fora da sua organização que são muito boas na mesma área que você. Depois que já aprendeu com o melhores da sua empresa, porque não ver se existem coisas boas acontecendo fora dela? No GuiaBolso.com, por exemplo, constantemente converso com CEOs de sites americanos, europeus, australianos e sul africanos. Assim consigo desenvolver tecnologias para finanças pessoais que já foram testadas e que deram certo em outros lugares.

- Peça feedback frequentemente. Assim você fica sabendo de seus pontos fortes e fracos.

- Estude muito. Aproveite que existem muitos cursos interessantes online. Tente descobrir como você pode aplicar esse conhecimento em seu trabalho.

- Tenha a humildade de assumir que você nunca sabe tanto quanto poderia saber e que tudo pode ser melhorado.

3. Trabalhe mais

Sim, isso mesmo. Trabalhe mais horas que seus colegas e não estou falando isso com o objetivo de ganhar hora extra não. Eu sei que num país extremamente sindicalizado como o nosso, meu conselho pode ser encarado com maus olhos, mas a verdade é que a cultura do trabalho costuma ser recompensadora. Trabalhando mais que seus colegas você chegará às 10.000 horas rapidamente e ser tornará um especialista antes que outras pessoas. Trabalhando muito você poderá usar parte desse tempo para conversar com colegas e outras empresas para buscar formas de ser mais produtivo. Trabalhando muito você verá a realização de seu trabalho acontecendo muito mais rápido e isso te dará um senso de realização que poucas pessoas têm.

 

Observação 1: Eu sei que existem pessoas que ganham muito bem e que não se esforçaram para isso, mas é a exceção. Contar com a sorte ou com exceções não costuma ser um bom plano de vida de médio a longo prazo.

Observação 2: Garanta que você tenha tempo para sua família e amigos. Programe sua vida pessoal com a mesma dedicação que indiquei para a sua vida profissional. Tenha certeza que seus familiares e amigos tenham espaço na sua vida da mesma forma.

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil do blogueiro

É fundador do GuiaBolso.com, um site de controle financeiro automático e gratuito. Foi consultor da McKinsey & Company. thiago@guiabolso.com.br