2 métodos de controle financeiro melhores que uma planilha de gastos

Apenas 2% das pessoas conseguem manter uma planilha de gastos atualizada por mais de 2 meses. Selecionamos 2 métodos que funcionam bem para diferentes perfis.
Blog por Thiago Alvarez  

Eu tentei manter o controle financeiro em planilhas por muitas vezes. Mas descobri que apenas 2% das pessoas conseguem manter por mais de 2 meses a rotina de atualizar essas planilhas de gastos. Provavelmente você está entre os 98%, assim como eu, que não tem tempo e paciência para fazer isso.

A boa notícia é que existem 2 métodos mais fáceis de seguir, de acordo com seus hábitos. Veja qual perfil melhor se encaixa em você e o método que sugiro:

1. Você tem uma situação financeira tranquila, consegue poupar facilmente e não precisa entender suas finanças no detalhe


Um bom método para você consiste na combinação de uma aplicação automática com o controle de saldos de contas.

Programe uma aplicação automática mensal, de preferência logo após você receber seu salário. Assim esse dinheiro já não passa a ser mais considerado em sua conta corrente. O valor aplicado deve ser igual ou maior que sua meta de economia mensal (exemplo: 15% a 20% de seu salário). Considere isso como uma dívida que você está pagando para você mesmo no futuro.

Depois que você programar a sua aplicação, mude as datas de vencimentos de contas e faturas de cartão para um dia depois da aplicação. Se você tiver contas que vencem depois e não consegue mudar a data, pague antecipadamente nesta data.

Daí em diante todo o saldo que sobrar na conta corrente está livre para você destinar como quiser até o final do mês. Consulte periodicamente o saldo da conta corrente e da fatura de seu cartão.

2. A maioria de seus gastos são feitos no cartão de crédito ou conta corrente e você quer saber mais sobre suas finanças


Até pouco tempo a melhor solução para esse perfil era realmente a planilha de gastos, mas como quase ninguém consegue mantê-la atualizada, resolvemos criar no GuiaBolso.com uma ferramenta completamente automática. Assim eliminamos toda a chatice e tempo desperdiçado em manter uma planilha. Automatizamos duas coisas: 1) importação dos dados do cartão de crédito e extrato bancário; 2) categorização de todos lançamentos. 

Assim quem se cadastra no GuiaBolso.com consegue, em menos de 2 minutos, ver como estão suas finanças de uma forma que não era possível antes. Além disso, é possível montar um orçamento para o mês e acompanhá-lo. Também disponibilizamos vários gráficos para você entender melhor como está gastando seu dinheiro.

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil do blogueiro

É fundador do GuiaBolso.com, um site de controle financeiro automático e gratuito. Foi consultor da McKinsey & Company. thiago@guiabolso.com.br