Como saber se você segue a regra dos 50-15-35?

Selecionamos dois métodos para você ter um controle financeiro melhor e saber se está seguindo a referência de 50-15-35.
Blog por Thiago Alvarez  

Meu primeiro post nesse blog foi a respeito da regra dos 50-15-35. Essa é uma regra bem simples para guiá-lo a ter um melhor controle financeiro. 50% do que você ganha deve ir para Gastos Essenciais (moradia, transporte, educação, mercado, saúde, contas residenciais); 15% para Prioridades Financeiras (aposentadoria, investimento, pagamento de dívidas); e 35% você tem livre para gastos com Estilo de Vida.

Depois desse artigo recebi muitas perguntas interessantes. A maioria delas está relacionada a como realmente aplicar essa regra. A pergunta que recebi do Anderson Soares, de Minas Gerais, resume bem: “Thiago, eu não consigo nem saber quanto eu gasto por mês, imagina saber para onde está indo e acompanhar isso. Alguma dica?”

Concordamos que realmente é muito difícil acompanhar o seu dia a dia financeiro. São tantos gastos feitos ao longo do mês, que se perder é muito fácil. Nesse artigo, sugerimos duas formas de saber como você está gastando o seu dinheiro e ver se você está em dia com a regra dos 50-15-35: 1) planilha de gastos; e 2) controle financeiro automático do GuiaBolso.com.

1) Planilha de gastos

Existem diversas planilhas que podem te ajudar a ter um controle financeiro melhor. Muita gente cria a sua, mas você também pode encontrar um modelo de planilha aqui.

No GuiaBolso.com, descobrimos que apenas 2% das pessoas consegue manter uma planilha financeira organizada e atualizada. Por isso, se você prefere usar uma planilha, saiba que você precisará de muita disciplina para mantê-la atualizada.

2) Controle financeiro automático

Sabendo da dificuldade em manter uma planilha de gastos atualizada, criamos no GuiaBolso.com uma ferramenta de controle financeiro completamente automática. Assim as pessoas não precisam anotar os gastos, nem categorizar cada despesa feita. Como isso funciona?

Primeiro você faz um cadastro simples no GuiaBolso.com. Depois importamos as transações de seus cartões de crédito e conta corrente. Além disso, fazemos a categorização dessas despesas também. Isso tudo em menos de 2 minutos.

Essa categorização foi feita pensando na regra dos 50-35-15.

Dessa forma,  lá você saberá quanto gastou em cada uma das categorias: Gastos Essenciais, Estilo de Vida e suas prioridades financeiras. Além disso, você pode montar um orçamento detalhado para cada categoria despesa (ex: moradia, transporte, restaurante, lazer, etc).

Anderson Soares, espero que essas sugestões te ajudem!

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil do blogueiro

É fundador do GuiaBolso.com, um site de controle financeiro automático e gratuito. Foi consultor da McKinsey & Company. thiago@guiabolso.com.br