Fechar Ads
STOCK PICKERS Invista na Vale, fuja do Bitcoin e acredite no agro: onde ganhar dinheiro em 2024

Invista na Vale, fuja do Bitcoin e acredite no agro: onde ganhar dinheiro em 2024

A Reforma Trabalhista como ferramenta de Gestão Empresarial

No dia 1º de maio, dia do trabalho, a CLT comemorou 75 anos da sua promulgação. Foi, contudo, um aniversário diferente, pois, desde 11 de novembro de 2017, vigora a Lei n. 13.467/2017, conhecida como “Lei da Reforma Trabalhista“ que alterou mais de 100 artigos da CLT.
Por  Faculdade Fipecafi
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

(*)Gleice Domingues

No dia 1º de maio, dia do trabalho, a CLT comemorou 75 anos da sua promulgação. Foi, contudo, um aniversário diferente, pois, desde 11 de novembro de 2017, vigora a Lei n. 13.467/2017, conhecida como “Lei da Reforma Trabalhista” que alterou mais de 100 artigos da CLT.

Em linhas gerais, as alterações trazidas promovem a flexibilização de diversos direitos que antes eram considerados irrenunciáveis, bem como, institui novos tipos de contrato de trabalho. É o que ocorreu, por exemplo, com algumas verbas que deixam de integrar ao salário; com a regulamentação do trabalho intermitente; autônomo, home office; as novas formas de flexibilização de jornada; o fim da contribuição sindical obrigatória; a validade das negociações coletivas sobre a lei; o trabalho insalubre; o afastamento da gestante; o fracionamento de férias; a participação do empregado nos custos da Reclamação Trabalhista; a redução do intervalo para refeição dentre outros.

Entretanto, há intensas polêmicas quanto à aplicabilidade de alguns pontos da nova legislação nos contratos de trabalho já vigentes antes da reforma trabalhista e até mesmo para os novos contratos, que somente foram agravadas pela necessidade de implantação do E-Social e a recente queda da Medida Provisória 808/2017.

Diante disso, aplicar as mudanças advindas da Reforma Trabalhista corretamente é uma importante ferramenta de gestão empresarial para a definição de estratégias, demandando criteriosa análise por parte dos gestores acerca dos pontos que favorecem os seus objetivos de crescimento e modernização com a minimização de riscos de ações trabalhistas.

(*) Gleice Domingues – Advogada e consultora jurídica atuante em Direito Empresarial do Trabalho na Weigand e Silva Advogados e coordenadora do Curso de Reforma Trabalhista: Impactos na Gestão Empresarial  (Educação Executiva). Cursou especialização em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduanda em Advocacia Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Curso Complementar em Didática do Ensino Superior. Coautora do Livro Reforma Trabalhista: Impacto no Cotidiano das Empresas pela Editora Trevisan. Já atuou em Departamento Pessoal, com rotinas de folha de pagamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe

Mais de Painel Contábil

Painel Contábil

Compliance Fiscal: Enfim um olhar diferente do Fisco!

É sabido que o sistema tributário brasileiro é extremamente complexo e instável. Esse ambiente, que garante pouca segurança jurídica aos contribuintes, gera um contencioso fiscal de grandes proporções e a percepção de que, por maior que seja o investimento e o esforço, é impossível cumprir todas as obrigações tributárias previstas em nossas leis.