Fechar Ads

Parte importante do futuro não é presente

Você está trabalhando sem orçamento de 2018 sabe que está definitivamente no futuro. Ele não está chegando de uma vez só com poucos, na montagem do seu mecanismo de planejamento. Haja reunião, revisão e muita reflexão.
Por  Faculdade Fipecafi
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

(*) Por Fábio Frezatti

Você está trabalhando sem orçamento de 2018 sabe que está definitivamente no futuro. Ele não está chegando de uma vez só com poucos, na montagem do seu mecanismo de planejamento. Haja reunião, revisão e muita reflexão.

Em algum momento, o instrumento que é aprovado, é necessário que seja necessário para permitir o funcionamento direto da organização, implementando suas estratégias. A partir do valor desejado e complemento do futuro vira real.

O orçamento é o instrumento de gestão mais pesquisado no mundo e, na sua maioria, com uma opinião crítica de insatisfação. Uma insatisfação pode estar ligada à percepção de baixa utilidade, ou baixa participação, ou de baixa eficiência, ou à flexibilidade para ajustar o mecanismo, tanto em dificuldade de dificuldades como oportunidades emergentes. As críticas são variadas, desde uma contestação da necessidade de existência até a dificuldade com uma elaboração e mesmo com o uso.

Uma parte relevante do conhecimento sobre o estilo de orçamento que é uma adota de organização, sua solução no seu estilo de gestão. Adler & Borys, dois pesquisadores contemporâneos, identificaram dois extremos. Um deles denominaram de modelo coercitivo. É uma abordagem em que, na maior parte dos dois anos envolvidos, a decisão vem pronta e não existe preocupações com participação e contribuição dos colaboradores. Nessa abordagem não existe para o colaborador preparado, informações sobre o estritamente necessário para que você saiba o seu orçamento, num sentido bem operacional.

Adicionalmente, não existe informações sobre o ambiente macro da empresa e seu ambiente de contato externo. No que é o ue é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que você quer? Decisões e implementações do estilo “top down” existem em qualquer empresa mas um reflexão sobre o grau e se, como estilo,

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O outro estilo de gestão e denominado modelo facilitador. Nesse caso, o orçamento é visto como um instrumento que permite entender, ajustar, transplantar resultados favoráveis ??e mudar a empresa. Existe uma percepção de participação e estimuladas sugestões de inovação incorporadas não apenas um documento formal. Os colaboradores se sentem atualizados e preparados para participar do orçamento e também informados sobre os elementos macro, da empresa e do seu ambiente externo de negócios.

Por fim, no momento em que o previsto e realizado evidenciam o desempenho, é fundamental que uma reunião com a percepção dos colaboradores de que sabem o que fazer a partir do resultado obtido. É o futuro atualizado, otimo ou o resultado final foi favorável, ou quando foi desfavorável. Esse é o processo de planejamento que gera impacto favorável no ambiente.

Comprometimento como estimulador para que os colaboradores entendam esteja disponível no futuro acontecer é importante? Muito. Qual estilo fornecer maior chance de comprometimento dos colaboradores? Provavelmente o segundo. Mudar modelo de gestão não é algo que se faça de uma hora para outro e pode ser complicado no meio de um ciclo de montagem de orçamento, em algum momento, deveria ser autorizado. Afinal é o colaborador que vai fazer o futuro virar resultado do sucesso real.

(*) Fábio Frezatti – Coordenador do Laboratório de Pesquisas em Práticas Gerenciais – FEA USP

Compartilhe

Mais de Painel Contábil

Painel Contábil

Compliance Fiscal: Enfim um olhar diferente do Fisco!

É sabido que o sistema tributário brasileiro é extremamente complexo e instável. Esse ambiente, que garante pouca segurança jurídica aos contribuintes, gera um contencioso fiscal de grandes proporções e a percepção de que, por maior que seja o investimento e o esforço, é impossível cumprir todas as obrigações tributárias previstas em nossas leis.