Fechar Ads

Por que me formar em Contabilidade: carreira e salários em alta atraem profissionais

Quanta ganha e o que faz um contador? Responder tais questões é muitas vezes uma das grandes dificuldades dos estudantes que estão entrando no mercado de trabalho ou mesmo dos profissionais que não possuem contato frequente com as áreas financeiras, de gestão e estratégia em suas empresas.
Por  Faculdade Fipecafi
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

(*) Por Renan Barabanov de Assis

Quanta ganha e o que faz um contador? Responder tais questões é muitas vezes uma das grandes dificuldades dos estudantes que estão entrando no mercado de trabalho ou mesmo dos profissionais que não possuem contato frequente com as áreas financeiras, de gestão e estratégia em suas empresas.

Embora mitos como carga de trabalho pesada e foco em matemática ainda persistam na mente de alguns, cada vez mais a profissão de contador vem ganhando espaço e atraindo jovens estudantes em busca de uma carreira de sucesso, em uma carreira que exige cuidado e responsabilidade ao lidar com questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma empresa.

Contribui muito para o recente crescimento na importância da carreira o fato de notícias recentes terem apontado a relevância e os altos salários envolvidos em cargos que exigem formação em ciências contábeis, em pesquisas realizadas por empresas de recrutamento e seleção. De acordo com um estudo das empresas de consultoria do Grupo Page, publicado em 2017, entre as 21 profissões que estarão em destaque no mercado de trabalho a partir de 2018, três delas exigem formação específica e carreira na área contábil, Analista contábil, CFO (diretor financeiro) e Controller, com salários a partir de R$ 5 mil e podendo alcançar até R$ 90 mil.

Além disso, mesmo outros cargos destacados no levantamento, como Analista de investimentos, Gerente comercial, de franquias ou de vendas, exigem conhecimento básicos em contabilidade que muitas vezes só podem ser adquiridos com formação superior na área.

Um levantamento da empresa Robert Half posicionou a área de finanças e contabilidade como uma das oito de grande destaque a partir desse ano, apontando as área fiscal/ tributária, auditoria interna e operações estruturadas como centrais, em segmentos que passarão a exigir dos formados características e diferenciais como resiliência, perfil conciliador, multitarefa, flexibilidade e inglês avançado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com pouco mais de 300 mil graduados, o mercado para a contabilidade é um daqueles que mais carecem de profissionais, principalmente especialistas capazes de pensar o tema de forma estratégica, com planejamento e visão de longo prazo, agregando habilidades em áreas como administração, economia, tecnologia da informação e comunicação. Não à toa, a carreira possui uma das mais altas taxas de empregabilidade entre as profissões, com quase 95% dos formados atualmente trabalhando na área.

Para colher as melhores oportunidades do mercado e preparar-se de forma adequada, é imprescindível uma formação contábil de qualidade no ensino superior. Detentora do melhor curso de Graduação em Ciências Contábeis do Brasil, de acordo com o último levantamento do ENADE, a Faculdade FIPECAFI conta com um curso de Graduação Executiva (com duração de dois anos) especialmente voltado para o profissional que necessita das habilidades e conhecimentos em ciências contábeis em tempo reduzido.

Com corpo docente com formação e histórico na FEA-USP, com larga experiência acadêmica e prática de mercado, o curso, dono do conceito máximo na avaliação do MEC, propicia uma forte rede de relacionamentos (networking) com profissionais de renome, carreiras consolidadas e presença nas principais empresas e centros de referência, formando um contador altamente qualificado, reunindo conhecimentos teóricos e técnicos, habilidades de comunicação e capacidade de inovação, trabalho em equipe e liderança.

 

(*) Prof. Renan Barabanov de Assis

Mestre em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), cursando Doutorado na mesma Universidade, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP) e Ciências Contábeis pela Fundação Santo André (FSA), com pós-graduação em Direito Tributário pelo INSPER (Instituto de Ensino e Pesquisa) e Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade FIPECAFI, acumula passagens pelas empresas Coca- Cola FEMSA e Deloitte Auditoria, além da Revista Placar (Editora Abril) e Traffic Marketing Esportivo. Sócio-diretor do escritório de consultoria empresarial, contábil e fiscal Elite Empresas, focada no ramo de palestras de capacitação profissional e formação tributária, empreendedora e motivacional. Atua há mais de dez anos com cursos, treinamentos e palestras nas áreas fiscal/tributária, empresarial e de gestão/profissionalização.

 

Compartilhe

Mais de Painel Contábil

Painel Contábil

Compliance Fiscal: Enfim um olhar diferente do Fisco!

É sabido que o sistema tributário brasileiro é extremamente complexo e instável. Esse ambiente, que garante pouca segurança jurídica aos contribuintes, gera um contencioso fiscal de grandes proporções e a percepção de que, por maior que seja o investimento e o esforço, é impossível cumprir todas as obrigações tributárias previstas em nossas leis.